UBSs já vacinam meninos de 11 a 15 anos incompletos contra o HPV
22/06/2017
Aplicação de vacina
A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde) em janeiro Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

As unidades básicas de saúde de São José dos Campos já estão vacinando meninos da faixa etária de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) contra o HPV, o papiloma vírus humano. A ampliação da faixa etária deste grupo foi anunciada nesta semana pelo Ministério da Saúde.

A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde) em janeiro deste ano e era destinada apenas aos garotos de 12 a 13 anos. Crianças e jovens, de 9 a 26 anos, que têm HIV/Aids também já podiam receber a dose.

A inclusão de meninos proporciona a proteção indireta das meninas, já que a vacina previne contra o câncer do colo do útero. Este ano, já foram vacinadas contra o HPV, em São José dos Campos, 4.644 meninos e meninas.

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que têm HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os quatro tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após tomar a vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença.

Quem podia se vacinar antes  

Meninas de 9 a 15 anos e meninos de 12 a 13 anos. Pessoas de 9 a 26 anos com HIV/Aids.      

Quem poderá se vacinar agora

Meninas de 9 a 15 anos, meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias), pacientes com HIV/Aids, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos.