Aluna de São Francisco Xavier conquista 2º lugar nacional
22/06/2017
A estudante Maria Luíza Vilela Almeida
A estudante Maria Luíza Vilela Almeida, da Escola Municipal Mercedes Rachid, foi a vice-campeã das Olimpíadas Canguru de Matemática Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

Aos 9 anos de idade, a estudante Maria Luíza Vilela Almeida, aluna da Emef Mercedes Rachid Edwards, do distrito de São Francisco Xavier, conquistou o segundo lugar na edição 2017 das Olimpíadas Canguru de Matemática. A aluna competiu com mais de 54.800 de alunos de todo o país na categoria de 3º e 4º anos do ensino fundamental.

Este concurso acontece a nível internacional, mas as premiações são feitas considerando os resultados de cada país. No Brasil participaram 285.480 alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Destes, 3.609 receberam medalhas de ouro, prata e bronze na categoria da aluna.

Para definir os três primeiros colocados de cada categoria foram estipuladas as chamadas ‘notas de corte’. Os alunos que tiveram resultado dentro dessa variação de notas foram classificados.

Foi a primeira vez que Maria Luíza participou da competição e, apesar de ter maior afinidade com a disciplina de Língua Portuguesa, ela destacou que as aulas do professor de Matemática ajudaram em sua preparação.

“O professor da minha turma passa a matéria de uma forma diferente, tornando a aula mais divertida e a disciplina mais fácil de aprender. Fiquei feliz em ganhar esse concurso e agora começo a gostar mais de matemática. Na próxima olimpíada quero participar de novo”, disse Maria Luíza.

A conquista da aluna deixou sua família orgulhosa. “Quando soube do resultado fiquei muito emocionada. Ela sempre teve muito interesse pelos estudos e eu estou sempre incentivando e ajudando com as atividades da escola. Torço pelo crescimento dela e que venham muitas outras conquistas”, destacou a mãe, Maria Salete Vilela Vitor de Araújo.

A equipe gestora e de docentes da Emef Mercedes Rachid comemora a conquista de Maria Luíza e de outros dois alunos que conquistaram medalhas de bronze na competição. “Sempre incentivei os alunos a aprender e não decorar as matérias. Acredito que olimpíadas como essa estimulem o interesse pelas disciplinas e pelo estudo. A Maria Luíza é muito inteligente e participativa, tenho certeza que foi um prêmio muito merecido”, enalteceu o professor de matemática, Thiago Alexandre da Cunha.