Alunos do Cephas terão palestra com Ozires Silva nesta sexta
22/06/2017
Fachada do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), no bairro Floradas de São José
Fachada do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), no bairro Floradas de São José Foto: Beto Freitas/PMSJC

Fundhas

Nesta sexta-feira (23), às 19h30, o engenheiro Ozires Silva fará uma palestra para 120 alunos de vários cursos do Cephas (Centro Profissionalizante Hélio Augusto de Souza). O evento acontecerá na rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José, na região sul de São José dos Campos.

A ideia de convidar Ozires Silva surgiu entre os próprios estudantes do curso de Administração, após terem lido o livro de sua autoria, intitulado “Cartas a um jovem empreendedor”, quando realizaram, inclusive, um seminário. 

No livro, o autor fala sobre os desafios enfrentados pelo jovem empreendedor, como a dúvida quanto à escolha, o ceticismo das pessoas, a necessidade contínua de capacitação e o trabalho em equipe. No livro, Ozires ressalta ainda a necessidade de permanecer sempre atento à inovação, valorizar a criatividade, ser organizado e buscar sempre a máxima eficiência ao menor custo possível.  

O engenheiro palestrante liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Coincidência ou não, os alunos do curso de Mecânica de Aeronaves compõem, como voluntários, a equipe responsável pela reforma do protótipo, que retornará em julho para o Parque Santos Dumont.

Sobre o palestrante 

Ozires Silva nasceu em Bauru, em 8 de janeiro de 1931. É oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Atualmente é reitor da Unimonte, instituição particular de ensino superior localizada em Santos (SP). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante; liderou, em 1970, o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, dando início à produção industrial de aviões no Brasil.

Ele também faz parte de uma série de conselhos e de associações de classe. Além disso, publicou cinco livros: ‘Nas Asas da Educação – A Trajetória da Embraer’, ‘Cartas a um Jovem Empreendedor – Realize seu Sonho: Vale a Pena’, ‘A Decolagem de um Sonho: a História da Criação da Embraer’ e ‘Etanol: a Revolução Verde e Amarela’. Já no final de 2011, foi lançada sua biografia, intitulada ‘Um Líder da Inovação – Biografia do Criador da Embraer’ , escrita por Decio Fischetti.