Programa para jovem estudante deve prevenir acidentes de trânsito
22/06/2017
Novo programa deve prevenir acidentes entre jovens
O projeto busca a prevenção do trauma provocado por acidente de trânsito e propõe reflexão entre os jovens sobre os riscos no trânsito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Cerca de 100 convidados compareceram na manhã desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal, para o lançamento do Party - São José dos Campos, projeto que vai atuar na prevenção do trauma provocado por acidente de trânsito e relacionado, principalmente, ao consumo de álcool e às escolhas irresponsáveis na juventude.

O evento reuniu autoridades municipais, servidores municipais, vereadores, policiais, Corpo de Bombeiros, profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), órgãos de classe e representantes da iniciativa privada, aliados importantes nos trabalhos para a redução do número de óbitos e feridos no trânsito da cidade.

Voltado aos estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o projeto busca a prevenção do trauma provocado por acidente de trânsito, propondo uma reflexão entre os jovens sobre os riscos os quais estão sujeitos no trânsito, bem como as consequências de escolhas irresponsáveis.

Para a diretora da rede estadual de Ensino, Adriane Rigotti, o projeto vem ao encontro da necessidade de formação dos jovens, visto que os índices daqueles que perdem a vida em decorrência de acidentes de trânsito são assustadores. “Nós abraçamos a ideia e estamos à disposição para atender o maior número de jovens possível”, disse.

Em 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A  partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait). São José dos Campos é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil.

Maio Amarelo

Durante o lançamento do Party-São José dos Campos, foi apresentado aos parceiros, o balanço de ações do movimento Maio Amarelo em São José dos Campos como forma de agradecimento às equipes que integraram as atividades, reforçando a importância da união das forças de segurança, resgate, órgãos, empresas e sociedade civil para a preservação de vidas no trânsito.

Contabilizando todas as abordagens e ações realizadas, parcerias, publicidade, ampla divulgação por meio das mídias sociais e painéis eletrônicos, estima-se que o movimento tenha envolvido mais de 100 mil pessoas neste ano.

Em 2017, o movimento Maio Amarelo entrou para o calendário de eventos do município. Com  a nova lei, maio passa a ser, oficialmente, o mês para conscientização à prevenção de acidentes de trânsito.