Blitz do programa Lei Seca aborda motoristas na região sul
23/06/2017
Blitz do programa Lei Seca aborda motoristas na região sul
Blitz do programa Lei Seca aborda motoristas na região sul Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Seis motoristas passaram pelo teste de alcoolemia e uma pessoa se recusou a fazê-lo durante a ação realizada na noite da última quinta-feira (22), em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, na Estrada Velha Rio-São Paulo, no bairro Parque Industrial, região sul da cidade.

No caso de recusa, o motorista é enquadrado no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, com aplicação da multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por doze meses, além das medidas administrativas.

Nos primeiros meses deste ano, foram realizadas operações na cidade em parceria com as polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e Detran. Foram 15 blitze no total, abordando mais de 1.100 motoristas, sendo que 28 dirigiam sob efeito de álcool.

A ações de Lei Seca são realizadas semanalmente em bares e locais de shows ou durante blitze educativas. Desde que foi criado, o programa registrou uma redução significativa no número de acidentes noturnos as quintas e sextas-feiras e aos sábados, período em que há maior consumo de bebida.

Em 2017, o resultado das ações de fiscalização e conscientização refletiu também no número de óbitos ocorridos de quinta-feira a domingo. De janeiro a maio de 2017 foram 6 mortes no trânsito, metade do registrado no mesmo período do ano passado.