Revitalização das Nascentes terá parceria com escolas municipais
23/06/2017
Programa Revitalização das Nascentes terá parceria com escolas municipais
Programa Revitalização das Nascentes terá parceria com escolas municipais Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José vai intensificar o Programa de Revitalização de Nascentes, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que envolve atividades de conservação e manutenção das áreas e um amplo programa de educação ambiental em parceria com as escolas municipais.

Nesta sexta-feira (23), a partir das 16h, professores e diretores de 16 escolas se reunirão no Cefe (Centro de Formação do Educador) para conhecer as novas ações e metas.

Entre elas, a retomada da Mostra de Vídeos produzidos por alunos, interrompida em 2013 após quatro edições. Para viabilizar o novo trabalho que será desenvolvido pelos estudantes, a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul) vai disponibilizar R$ 119 mil em julho.

A Prefeitura de São José receberá a verba após ter seu projeto aprovado pela associação. Várias prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais –Estados que compõem a bacia do rio Paraíba do Sul— se inscreveram para obter os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água.

Vídeos

O primeiro passo do projeto de retomada da Mostra de Vídeos será a reunião desta sexta-feira com os diretores e professores de 16 escolas municipais, que possuem um total de 13.600 alunos. Destes, 600 estarão envolvidos diretamente na produção dos curta-metragens.

A 5ª Mostra de Vídeos de Revitalização de Nascentes será realizada em novembro próximo, com a entrega de troféus para as três escolas que apresentarem os melhores trabalhos. Cada colégio poderá participar com até dois vídeos, em que os estudantes contarão histórias sobre o trabalho de revitalização de nascentes na cidade e do qual participam através das ações de educação ambiental, como plantio de árvores, desenvolvidas em conjunto pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e pela Secretaria de Educação e Cidadania.

Antes da competição, além da reunião desta sexta com diretores e professores serão realizadas oficinas com os alunos e professores sobre a montagem dos curta-metragens.

Com a retomada da Mostra de Vídeos, a Prefeitura quer desenvolver o conceito de Educomunicação Socioambiental para que os estudantes não apenas recebam informações, mas ao mesmo tempo produzam conteúdos. Além dos vídeos, os alunos serão incentivados a criar jornais e programas de rádio sobre revitalização de nascentes e temas afins.

Revitalização de nascentes

O Programa de Revitalização de Nascentes, criado em 2006, foi retomado no último dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Para marcar a iniciativa, foi realizada uma atividade de plantio de mudas nativas, com participação de estudantes da rede municipal.

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Neste primeiro momento de retomada do programa, haverá conservação imediata de 5 nascentes, localizadas nos bairros Jardim Pararangaba, Vista Verde e Jardim São Vicente, na zona leste, além de Jardim Satélite e Campo dos Alemães (Córrego Senhorinha), na zona sul.
Até o fim deste ano, a meta é ampliar para 12 o número de áreas com monitoramento e conservação mais imediatos.

O programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 15 milhões de habitantes em 180 cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

Revitalizar nascentes é garantir a água potável em quantidade e qualidade para muita gente.

Parcerias

Em boa parte das nascentes já pode ser observada a mudança da paisagem com a vegetação reestabelecida, mas o processo de revitalização é delicado, lento e enfrenta muitos desafios. As nascentes inseridas no ambiente urbano estão vulneráveis a atos de degradação, como o depósito irregular de lixo e entulho, a depredação das espécies e queimadas, entre outras interferências.

A escola sempre foi o principal canal de sensibilização do Programa Revitalização de Nascentes, com o envolvimento de estudantes e professores das escolas do entorno em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental.

Empresas e organizações podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação das áreas. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947.8266.