Cmaf atende quase 400 pessoas nas academias ao ar livre
23/06/2017
Avaliação física no Poliesportivo Cerejeiras
Nesta sexta-feira (23), foram realizadas 93 avaliações físicas gratuitas no Poliesportivo Jardim Cerejeiras Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A ação integrada entre o Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e o programa Cidade em Movimento, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, atendeu um total de 392 pessoas em junho.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a última visita do mês, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) na Academia ao Ar Livre do Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (região leste), somou 93 avaliações físicas gratuitas.

Desde o início deste mês, um polo itinerante do Cmaf tem realizado testes básicos em academias espalhadas pela cidade. Além do Jardim Cerejeiras, também receberam a visita dos profissionais a Área Verde I do Bosque dos Eucaliptos, na região sul (125 atendimentos), o Parque Vicentina Aranha, região centro (102 atendimentos) e o Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte (72 atendimentos).

Do total registrado no Poli do Jardim Cerejeiras, 13 avaliações físicas foram de crianças que participam da escolinha de tênis coordenada pela Daec (Divisão de Atividades Esportivas e Comunitárias).

Uma das avaliadas foi a Dariele, 8 anos, que há seis meses se diverte com a raquete e a bolinha. A mãe, Auricélia Alves, 45 anos, conta que a filha esportista está com as medidas e a condição física em dia. "Ela saiu perfeita em tudo. Altura, peso, está tudo normal para a idade dela. O modo como ela foi tratada foi ótimo".

Quem também estava na unidade esportiva era o casal de moradores do Jardim Cerejeiras, Maria Helena Machado, 60 anos, e José Mesquita, 68 anos. Eles souberam da ação e garantiram um lugar na fila logo cedo. "Já tinha feito a avaliação física porque faço ginástica com a professora Carol aqui e na cidade (região centro). Já ele (marido) nunca tinha feito", afirmou Maria Helena.

E a primeira avaliação da vida de José Mesquita revelou que ele precisa dar mais atenção à balança. "No geral, (a condição física) está boa. Preciso diminuir um pouquinho o peso e a gordura, mas tudo bem", falou José, logo em seguida a avaliação.

Moradora do Jardim Araújo, Auricélia Alves elogiou ainda a ação do Cmaf e do Cidade em Movimento e pediu para que as avaliações não parem. "Se tivesse em todo e qualquer lugar seria ótimo. Tendo assim é ótimo", disse.

Cada sessão de avaliação física nas academias ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega imediata de ficha com os resultados.

Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

Próximas ações

As avaliações físicas simples gratuitas continuarão a acontecer neste ano. Novas ações em outras Academias ao Ar Livre de São José dos Campos devem acontecer em outubro. A divulgação dos locais será feita pelo site da Prefeitura.

Além das academias ao ar livre que serão atendidas até o final deste ano, os munícipes podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira, e o horário varia de acordo com cada unidade.

Atendimento do Cmaf

Sul – Centro da Juventude