Delegação joseense embarca para fase final dos Joguinhos
23/06/2017
Jogadores
Do total de atletas da delegação, mais da metade (102) são integrantes do Atleta Cidadão. O restante é apoiado pelo Fadenp Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos embarca, neste sábado (24), em quatro ônibus rumo a fase final dos Jogos Abertos da Juventude. A partida será do Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América, zona sul), às 7h. A disputa acontecerá em Presidente Prudente, no oeste paulista, e seguirá até 2 de julho. Na competição são esperados aproximadamente 3 mil atletas, de 15 a 19 anos, de 200 cidades do Estado de São Paulo.

O grupo joseense irá para os Joguinhos com 193 atletas apoiados pela Prefeitura de São José dos Campos. Eles vão defender a cidade em 13 modalidades: atletismo (feminino e masculino), judô (feminino e masculino), natação (feminina e masculina), basquete (feminino e masculino), tênis (feminino e masculino), futebol (masculino), handebol (feminino e masculino), xadrez (feminino e masculino), futsal (feminino e masculino), ginástica artística (feminina e masculina), ginástica rítmica (exclusivamente feminina), vôlei de quadra (feminino e masculino) e vôlei de praia (feminino e masculino). A cidade não se classificou no futebol feminino, damas e tênis de mesa.

Do total de atletas da delegação, mais da metade (102) são integrantes do programa Atleta Cidadão. O restante é apoiado pelo Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). A modalidade com mais joseenses na delegação é o futebol masculino, com 18 jogadores, seguida pelo atletismo, com 17 membros.

No ano passado, São José dos Campos conquistou 15 troféus, sendo 4 de campeão (ginástica artística, tênis e vôlei), 7 de vice (atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, vôlei de praia e xadrez) e 4 de terceiro lugar (futsal, xadrez, basquete e futsal)

Os Jogos

Os Jogos Abertos da Juventude são realizados de março a junho e é composto por fases: sub-regional, regional e final estadual. Participam crianças e jovens de 15 a 19 anos completos ou a completar em 2017 (exceção à ginástica artística e rítmica, com restrições próprias).

Na primeira fase, a competição é disputada entre atletas das cidades que compõem as inspetorias e a Diretoria Regional de Juventude, Esporte e Lazer das regiões esportivas do Estado.

Os classificados garantiram vaga na etapa regional, em que as delegações se enfrentaram em cada uma das oito regiões esportivas, também sem cidade-sede. Na final estadual, a competição envolverá municípios de todo o Estado.

Informações e fotos