Esporte, arte e cultura urbana lotam o Centro da Juventude
25/06/2017
Todos os espaços do local foram ocupados por atividades de esporte, recreação, arte, entretenimento e cultura urbana Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A segunda edição do projeto Vitrine Jovem, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos neste domingo (25), movimentou o Centro da Juventude. Numa tarde inteira repleta de atividades diversificadas, todos os espaços do local foram ocupados por atividades de esporte, recreação, arte, entretenimento e cultura urbana.

Pela primeira vez no evento, o tão aguardado desfile de cosplay fechou a programação, já ao cair da noite. Os personagens, vestidos a caráter como heróis e vilões do mundo da fantasia, também circularam pelo recinto durante a festa da juventude e chamaram a atenção do público, seja dos adultos ou das crianças.

Quem dominou a cena foram os protagonistas e antagonistas da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), criada pelo cineasta americano George Lucas. Mas ali eles estavam juntos e acompanhados de outros ícones da cultura jovem, posando para fotos e fazendo gestos marcantes dos personagens..

Vestida com a princesa Leia Organa, a cosplayer Aninha Hernandes, de 20 anos, parecia uma estrela de Hollywood aos olhos dos fãs mirins (e gente grande também), que aproveitaram o momento para tirar fotos. Com simpatia, ela atendeu a todos e dividiu a fama com outros famosos da saga, como Darth Vader e Trooper.

“Sou apaixonada por Star Wars, e poder participar de um evento de cosplay na cidade é muito bom”, disse Aninha. Ela levou familiares para curtir o evento e prestigiar a apresentação dela. Até uma sobrinha de apenas 5 meses, Helena, estava nos braços da princesa Leia na hora das fotos.

Outro destaque que agitou o pavilhão foi a aula de dança da franquia Urban Mix. O público, esmagadoramente feminino, dançou, embalado pelo ritmo dos animadores no palco.

Também houve música eletrônica, roda de capoeira, rua de lazer, demonstração de patinadores inline, além da exibição de skatistas e bikers no bowl e da equipe de robótica Cepathron, do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que fizeram demonstração de projetos no pavilhão.

O Vitrine Jovem é um programa da Prefeitura de São José dos Campos que tem por objetivo dar espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos. As ações ocorrem no Centro da Juventude, sempre no último fim de semana de cada mês.