Prefeitura tem vagas abertas em dez escolas para a EJA
26/06/2017
A Educação para Jovens e Adultos é voltada para pessoas acima de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, vai possibilitar a transformação da vida de cidadãos que decidiram retomar os estudos com a EJA (Educação para Jovens e Adultos). O programa é oferecido em dez escolas da rede municipal de ensino da cidade, como na Emef Profª Palmyra Sant’Anna, região leste, onde estuda a aluna Tatiane Américo, 19 anos.

Nascida no Piauí, nordeste do Brasil, ela veio para São José dos Campos aos cinco anos de idade para tentar uma cirurgia que a possibilitasse voltar a andar. Diante das limitações que encontrou, não retomou os estudos na época e encontrou essa oportunidade há três anos, com a EJA.

Hoje Tatiane está cursando a fase correspondente ao 8º ano e carrega diversos sonhos no coração. “Voltei a estudar para conquistar meu sonho de ser psicóloga. Entre todas as coisas que me marcaram nesse período o que me emociona até hoje é a lembrança de ler e escrever as primeiras palavras. Aqui tenho, além de mestres, amigos que me acolheram e que deixarão muitas saudades”, destacou.

A Educação para Jovens e Adultos é voltada para pessoas acima de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. As aulas são realizadas no período noturno, sem custo para o estudante. A cada semestre, o aluno cursa um ano do ensino fundamental, sendo avaliado conforme o seu desempenho.

As inscrições para o segundo semestre desse ano seguem abertas até o dia 21 de julho. Os interessados em participar devem procurar a escola mais próxima ou ligar na Central 156 e informar o número do documento de identidade (RG), endereço residencial, se está matriculado na EJA em escola da rede municipal e a última série/ano no qual estudou.

Após realizar a inscrição, a escola entrará em contato com os candidatos para a realização da matrícula de acordo com as vagas disponíveis.

Locais para inscrição

Emef “Profª Ana Berling Macedo” – EJA I e II