Mãe acorda cedo para garantir inscrição do filho em nova creche
26/06/2017
Adelita Aparecida Gonçalves com Sofia no colo
Adelita Aparecida Gonçalves, 23 anos, mãe de Sofia, de 2 anos, inscreveu a filha para a creche no bairro onde mora Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Moradores da região norte de São José dos Campos chegaram cedo às escolas da rede municipal, nesta segunda-feira (26), para inscrever crianças com idade entre 0 e 3 anos na nova creche do bairro Alto da Ponte (região norte), a Emei Profª Maria Aparecida Ottoboni.

Às 7h30, Juselma Vieira da Silva, 22 anos, já estava no Instituto Materno Infantil Maroca Veneziani, também no bairro Alto da Ponte, para cadastrar seu filho Vinícius, de 1 ano. “Ele é meu segundo filho, o primeiro já estuda na rede municipal. Acredito que as crianças devam ser inseridas no mundo escolar desde pequenos para incentivar o desenvolvimento. Unir o aprendizado de dentro de casa com o dos professores é muito importante durante o crescimento”, disse.

Outra moradora do bairro que busca pela vaga na nova escola é Adelita Aparecida Cristina Gonçalves, 23 anos, mãe de Sofia, de 2 anos. “Estou feliz com a oportunidade e tenho certeza de que será muito valiosa para o crescimento da minha filha. Na idade dela é preciso aprender a conviver com outras crianças e começar a ganhar independência em prol do seu desenvolvimento”, destacou.

Na nova creche, a Prefeitura abrirá 800 vagas em período parcial (5 horas). As inscrições seguem até o dia 7 de julho e podem ser feitas em qualquer escola de educação infantil da rede de ensino municipal. Os pais ou responsáveis devem levar a Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência e CPF do responsável legal.

A partir do dia 24 de julho, as famílias serão contatadas pela Prefeitura para a efetivação da matrícula e as aulas vão começar em 7 de agosto.

Neste ano, a Prefeitura de São José dos Campos deverá abrir um total de 2.500 vagas em creches. No mês de maio, a unidade do Campo dos Alemães passou a atender 300 crianças e, no segundo semestre, outras escolas disponibilizarão novas vagas nos bairros Jardim Monterrey, região leste (650 vagas); Santa Edwiges, região sul (350 vagas); e no Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste (400 vagas).