Prefeitura investe R$ 13 milhões para fazer obra antienchente
26/06/2017
A concorrência prevê a abertura dos envelopes no dia 31 de julho e posterior definição da empresa responsável pelas obras Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a Licitação Pública Nacional (LPN) para a construção de galerias de águas pluviais no Jardim Augusta, região central da cidade.

Com um investimento da ordem de R$ 13 milhões, oriundos de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a concorrência prevê a abertura dos envelopes no dia 31 de julho e posterior definição da empresa responsável pelas obras.

O projeto prevê a execução de novas galerias de águas pluviais nas principais vias do bairro, são elas: Budapeste, Berna, Varsóvia, Estocolmo, Bucareste,  Moscou, Praça Paris e Avenida Lisboa.  No total, serão implantados cerca de 1.200 metros de galeria de concreto armado, com diâmetro de 0,60m a 1,00m.

Também está prevista a execução de 387 metros, com 1,80m de diâmetros, de túnel NATM  – New Austrian Tunnelling Method, tecnologia utilizada para construções de túneis de galerias não destrutiva do pavimento.

Será feito ainda um novo asfalto nas vias já prejudicadas pelas enchentes e as demais que  poderão sofrer intervenção durante as obras.

A galeria de águas pluviais do bairro foi executada na década de 70 e, com o passar dos anos, aumentaram os pontos de enchentes em razão da impermeabilização total da área.

Com a obra, deverão ser eliminados os transtornos causados especialmente em períodos de chuvas, garantindo a segurança dos moradores e motoristas que trafegam pela região.

O Jardim Augusta está localizado próximo ao Terminal Rodoviário e acesso à BR 116, Rodovia Presidente Dutra.