Paratleta Clodoaldo Silva inspira alunos a praticar esportes
26/06/2017
Palestra atende proposta do projeto Escola Ativa, desenvolvido neste ano para incentivar a prática de esportes aos estudantes
O campeão paraolímpico Clodoaldo Silva com a aluna Maria Júlia Camargo de Souza depois da palestra Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Esta segunda-feira (26) foi de muita emoção e diversão na Emef Profª Sebastiana Cobra, região oeste de São José dos Campos, com a visita do campeão paraolímpico Clodoaldo Silva. O nadador falou sobre sua carreira, superação, competições e motivação para alunos do 6º ao 9º ano.
 
A palestra foi uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, indo ao encontro da proposta do projeto Escola Ativa, desenvolvido neste ano com o objetivo de incentivar a prática de esportes aos estudantes.
 
Logo no início, Clodoaldo falou sobre a importância de educação e do esporte andarem juntos no desenvolvimento das crianças. “Nasci em um local de muita criminalidade e, por meio do esporte e da educação, passei por todas as adversidades e consegui me tornar um dos maiores atletas do Brasil. Tenho muito orgulho disso, de ser brasileiro e de ter nascido no Nordeste”, disse o atleta.
 
Clodoaldo Silva teve uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas. Ele descobriu a natação em 1996 e, desde então, não parou de treinar. “Representei o Brasil em quatro paraolimpíadas, onde conquistei 13 medalhas. Ao todo, são mais de 700 medalhas e troféus, além de um amor imenso pelo que faço”, completou.
 
O nadador relembrou a Paraolimpíada de Atenas, em 2004, que foi de grande importância para sua carreira. “Essa competição foi um divisor de águas para os paratletas em geral. Nela, fui o brasileiro com maior número de medalhas e ganhei espaço em toda a mídia. Com isso, pude elevar a imagem dos atletas deficientes que, até então, não tinham tanta visibilidade”, destacou.
 
Para a aluna Maria Júlia Camargo de Souza, 13 anos, a história do atleta foi inspiradora. “A história do Clodoaldo nos inspira a correr atrás dos nossos sonhos. Um dos meus é praticar natação e ele me incentivou muito. Tenho orgulho de um atleta tão importante falar sobre sua carreira na minha escola, ele é um exemplo superação e motivação para nós”, disse a estudante.