Prefeitura vai usar pesquisa da ACI para atender o comércio
27/06/2017
Calçadão da Rua 7 de Setembro: tradicional endereço de compras do comércio popular Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Resultados de uma recente pesquisa realizada pelo ACI (Associação Comercial e Industrial) servirão para nortear o planejamento e as ações da Prefeitura de São José dos Campos na implementação de novos cursos do programa Qualifica, na área do comércio.

Segundo técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, a pesquisa foi muito positiva, inclusive, para se firmar convênios com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para suprir algumas das necessidades apontadas, além de dar continuidade aos outros cursos que o Qualifica já realiza gratuitamente.

A pesquisa foi realizada no final do mês de maio pela Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Universidade de Taubaté), à pedido da ACI de São José, junto aos empresários do comércio. Foram abordados os requisitos importantes para a contratação de mão de obra como: competência comportamental, competência técnica, grau de escolaridade e primeiro emprego.

No âmbito da competência profissional do candidato, o que mais os empresários consideraram importante foram a “Iniciativa” com 20,1%, seguido de “vontade para crescer e atingir metas”, 19,3% e “interesse”, 16,1%.

Para a contratação, os empresários avaliaram como fatores relevantes questões como “paciência”, “responsabilidade” e “pró-atividade”.

Com relação à competência técnica, os empresários responderam que é fator decisivo questões como “disponibilidade para trabalhar no horário exigido do comércio”, 34,6%, “fluência verbal”, (32,0%) e “conhecimento detalhado do produto”, 18,6%. Lojistas de shoppings também valorizam mais o candidato que domina o idioma inglês.

Sobre a escolaridade, a maioria dos empresários considerou como ideal o candidato que tenha o ensino médio, 89,1%. A preferência por candidatos com curso superior foi de 4,8%.

Para os candidatos que estão na fase do primeiro emprego, a pesquisa indicou que 57% dos empresários se manifestou a “favor” da contratação, 29,9% contrários e, 12,9%, disseram “talvez”.

Foram entrevistados 194 comerciantes do centro da cidade (rua Sete de Setembro e av. Quinze de Novembro), Center Vale Shopping Vale Sul Shopping.