Aplicação de larvicidas visa evitar a proliferação de mosquitos
27/06/2017
Aplicação de larvicida
A Prefeitura está aplicando larvicidas em córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região central e nos bairros Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região central e nos bairros para evitar a proliferação de pernilongos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela. O serviço preventivo é realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Existem atualmente 89 pontos de aplicação dos dois produtos –um biológico granulado e outro natural à base de água, com monitoramento constante.

Este tipo de controle biológico é considerado a forma mais eficaz de extermínio dos pernilongos e do Aedes, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam e se proliferem.

O trabalho é realizado por duas equipes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. Os produtos contra os pernilongos são aplicados desde 2007 e já contribuíram para a redução em 90% da infestação destes insetos na cidade.

Os larvicidas utilizados pela Prefeitura têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia. Já um larvicida comum tem eficácia por no máximo cinco dias.

Mutirão

Após atuação nos bairros da zona norte nos últimos dias, o mutirão de aplicação dos larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada está sendo realizado na zona sul nesta semana.

Na segunda-feira (26), os produtos foram aplicados no córrego do bairro Rio Comprido. Nesta terça-feira (27), o serviço foi executado no rio Serimbura, no Parque Industrial. Na quarta (28) e quinta (29), será a vez do córrego Senhorinha, no Campo dos Alemães. Já na sexta-feira (30), serão utilizados para combater pernilongos e o mosquito Aedes aegypti no córrego do Chácaras Reunidas.

Prevenção

Moradores consultados elogiaram a intensificação do combate dos pernilongos e o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura. “É muito bom para São José que seja realizado constantemente este serviço. Com prevenção, diminuirá a incidência de pernilongos e também do mosquito transmissor da dengue”, afirmou Bianca Andrade, 25 anos, que mora na Vila Rangel, na zona norte.

“É um trabalho que não se percebe, diferentemente do fumacê, mas é bom saber que a Prefeitura está atenta e tem realizado este serviço preventivo com larvicidas. Ajuda a diminuir a incidência de doenças”, disse a aposentada Divina Rodrigues, 60 anos, que reside no centro.

Fumacê

Paralelamente ao controle de pernilongos por larvicidas, a Prefeitura realiza mutirões de fumacê nos bairros através da Secretaria de Manutenção da Cidade. Desde março, tem sido utilizado um novo tipo de nebulização, à base de água, que é menos poluente e não provoca fumaça, substituindo os inseticidas à base de óleo diesel. O produto também combate o Aedes aegypti.

Os pedidos de fumacê podem ser feitos pela Central 156. Neste ano, já foram atendidas 1.296 solicitações. Com o tempo mais frio desde abril, o número de pedidos diminuiu e não está sendo necessária a realização dos fumacês. O serviço deverá ser retomado em setembro, com o fim do inverno.