Prefeitura incentiva atração de empresas de logística
27/06/2017
Público na palestra
A palestra no Parque Tecnológico reuniu representantes da Prefeitura e empresários Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Como parte das iniciativas da Prefeitura de São José dos Campos para a implementação do Plano de Desenvolvimento de Logística (PDL), aconteceu na manhã desta terça feira (27), no Parque Tecnológico, a palestra sobre as atribuições da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol).

Na ocasião, a Prefeitura anunciou a intenção em lançar, em breve, a chamada “Lei da Logística” com o objetivo de atrair novos empreendimentos. Trata-se de uma lei de incentivos mais moderna e atrativa para este novo setor da economia.

Representantes da Prefeitura também expuseram aos empresários os atrativos logísticos e fiscais atuais do município, com o intuito de motivar a vinda de centros de distribuição (CDs), condomínios logísticos, empresas de equipamentos de automação, movimentação e armazenagem de carga para a região, gerando emprego e renda. O evento contou com cerca de 40 representantes do setor de logística.

Associação dos Logísticos

Segundo Cesar Meireles, presidente executivo da instituição, a Abol é uma entidade nova, com cinco anos de existência, mas que já congrega as principais empresas do ramo como sedes no Brasil e no exterior.

Meireles salientou aos empresários a complexidade do setor de logística e sua atuação em todo o país, conforme as diferentes características de produção econômica regionais.

Enquanto consultor do seguimento, ele também alertou aos empresários que a operação logística é muito mais que uma transportadora, um armazém de carga e um transporte intermodal. Para ele, trata-se de uma atividade complexa e que precisa de cada vez mais de profissionalização.

5ª maior exportadora

Atualmente, São José dos Campos ocupa a posição de quinta maior cidade exportadora do país, com US$ 4,9 bilhões em produtos exportados em 2016. Outro importante atrativo para atrair futuros investidores é que a cidade e a região possuem também mão de obra altamente qualificada e diversos incentivos municipais, que promovem resultados positivos aos empreendimentos. Isto, além da localização privilegiada, infraestrutura e proximidade com o porto de São Sebastião.