Party atrai alunos de medicina para a prevenção de acidentes
28/06/2017

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta quarta-feira (28), às 12 horas, um encontro com 60 alunos do primeiro curso de medicina da cidade, no anfiteatro do Hospital Municipal. Esse será o ponto de partida das atividades do Projeto Party  São José dos Campos.

O Projeto Party vai atuar na prevenção do trauma, provocado por acidente de trânsito e relacionado, principalmente, ao consumo de álcool e escolhas irresponsáveis na juventude.

O projeto tem como público-alvo estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entretanto, a primeira apresentação será feita aos futuros médicos, como atividade inaugural do curso de medicina de São José. Em 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal de São José dos Campos tinham entre 14 e 29 anos.

O Party prevê apresentações de palestras aos estudantes proferidas por médicos, bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais, onde serão abordadas questões como álcool e direção, falta do cinto de segurança, uso do celular, entre outros fatores de risco presentes nas ocorrências de trânsito.

Também serão feitas visitas a área de atendimento do Hospital Municipal e  UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Em seguida, eles serão levados ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro para conhecer de perto o processo de recuperação de uma vítima de trânsito.

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A  partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait). Nestas cidades, o programa é coordenado pela liga do trauma, que consiste em uma associação de universitários que desenvolve atividades extracurriculares de aprendizado, capacitação e extensão junto à disciplina Cirurgia do Trauma.

Em São José dos Campos, o Party está sob a coordenação do Hospital Municipal com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde e Apoio Social ao Cidadão.

Com a instalação da faculdade de Medicina na cidade espera-se, no futuro, também integrar os universitários às atividades do projeto.