Manutenção visa dar mais segurança aos ciclistas
28/06/2017
Trabalhadores fazem roçada na ciclovia da Estrada do Imperador
Um dos locais que estão recebendo a roçada geral é a ciclovia da Estrada do Imperador, no Residencial União Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos está intensificando os serviços de manutenção das ciclovias do município para melhorar a segurança dos ciclistas. O trabalho está sendo realizado em conjunto pelas secretarias de Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade.

Nesta quarta-feira (28), está sendo realizada roçada geral na ciclovia da Estrada do Imperador, no Residencial União (zona sul), que possui 2.100 metros. No total, nesta primeira fase dos trabalhos que seguirão até o final de julho, a Secretaria de Manutenção da Cidade realizará poda de árvores e reparos em 11 ciclovias, que somam 37,8 quilômetros.

Mutirão

Dentro do mutirão de serviços, os funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade já realizaram capina geral e podas de árvores nas ciclovias da avenida João Batista Soares (Ferradura), no Jardim das Indústrias, que tem 2.300 metros, e da avenida Lineu de Moura, no bairro Urbanova, que possui 4.520 metros. Ambas estão localizadas na zona oeste.

Ainda na região oeste, o mesmo serviço foi feito na faixa da Via Oeste (sentido Jardim das Indústrias). O trabalho será complementado na próxima semana com recuperação do piso.

A primeira a receber melhorias foi a ciclovia instalada na SP-62, no Galo Branco (região leste), em serviço iniciado no último dia 19. Durante aproximadamente 15 dias, as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana vão refazer a sinalização de solo em mais 2.600 metros da ciclovia, além de reparos no pavimento para trazer mais segurança para quem trafega pelo local.

Na sequência, as equipes seguirão para a ciclovia localizada no viaduto Santa Inês, ainda na região leste, com 980 metros.

Mapeamento de prioridades

O cronograma de recuperação foi elaborado com base no estudo feito sobre a malha cicloviária do município. Por meio de um levantamento minucioso, foi possível conhecer as condições e necessidades de cada ciclovia e ciclofaixa, o que permitiu o planejamento focado nas prioridades. 

As ações, que demandam investimentos relativamente baixos e podem ser realizados a curto prazo, deverão trazer melhorias significativas para quem utiliza bicicleta, tanto para o trabalho, estudo ou mesmo para o lazer.

Na primeira fase dos trabalhos, cerca de 23 quilômetros de faixas serão revitalizadas. As equipes de sinalização da Secretaria de Mobilidade Urbana vão trabalhar na manutenção da sinalização existente, como pintura, colocação de tachões, além da reposição de placas. 

Dentro do planejamento cicloviário, estão também previstas a implantação de novas faixas, além do aproveitamento da malha existente para interligar as regiões. São José dos Campos conta hoje com mais de 89 quilômetros de faixas destinadas ao tráfego exclusivo de bicicletas.