Avaliação larvária para controle da dengue começa na segunda
28/06/2017
Agente de controle de endemias durante ação para checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, a partir da próxima semana, uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Esta será a terceira pesquisa do ano, que tem o objetivo de checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, em diferentes regiões da cidade.

A campanha começa na segunda-feira (3) e prossegue até o dia 17 de julho, seguindo metodologia preconizada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Serão vistoriados 13.377 imóveis de 366 quadras sorteadas. Trabalharão nesta atividade sete equipes, com aproximadamente 70 agentes de combate às endemias.

A primeira avaliação, elaborada em janeiro, revelou um índice de 1,0, que representa estado de alerta em relação à infestação do mosquito.  A classificação 1,0 é considerada como limite aceitável pelo Ministério da Saúde. A segunda avaliação, feita em maio, revelou uma taxa menor, de 0,6, considerada satisfatória.

A ADL é feita pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água) mais comum em cada região.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

Embora tenha havido uma queda de mais de 80% nos casos de dengue este ano, em comparação com 2016, a Prefeitura entende que o monitoramento precisa ser constante, sobretudo no controle aos possíveis criadouros do mosquito transmissor das arbovirores, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Este ano, São José dos Campos registrou 349 casos confirmados de dengue, sendo 27 importados e 322 autóctones (contraídos no próprio município). Segundo a Secretaria de Saúde, a baixa circulação do vírus se deve ao momento sazonal da doença em todo ao Brasil e também às ações de prevenção, intensificadas desde o mês de janeiro em toda a cidade.

Bairros que serão visitados de 3 a 7 de julho

Sul
Parque Industrial, Conjunto Trinta e Um de Março, Jardim Vale do Sol, Chácaras Reunidas, Rio Comprido, Jardim Anhembi, Jardim América, Jardim Paraíso, Jardim Oriental, Cidade Morumbi, Residencial União, Campo dos Alemães, Jardim Imperial, Jardim Nova República, Jardim Cruzeiro do Sul, Conjunto Elmano Ferreira Veloso, Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Sudeste
CTA, Vila São Benedito, Jardim da Granja, Jardim Uirá, Sítio Bom Jesus, Jardim Santa Luzia, Jardim São Leopoldo, Vila Rica, Jardim São Judas Tadeu, Recanto das Jabuticabeiras e Vila Adriana.

Leste
Jardim Santa Inês I, Jardim São José, Jardim Paraíso do Sol, Jardim Castanheira, Residencial Dom Bosco, Jardim Cerejeiras, Jardim Nova Esperança, Santa Hermínia, Jardim Santa Lúcia, Chácara Majestic, Jardim Mariana II, Santa Cecília II, Vila Monterrey e Serrote.

Norte
Bairro dos Freitas, Altos do Caetê, Chácara Miranda, Jaguari, Buquirinha, Residencial Mantiqueira, Altos da Vila Paiva, Vila São Geraldo, Vila Minas Gerais, Vila Unidos, Altos de Santana, Jardim Telespark, Jardim Guimarães, Vila Leila, Vila Nossa Senhoras das Graças, Vila do Carmo, Santana, Vila Rossi, Vila Zizinha e distrito de São Francisco Xavier.

Oeste
Urbanova, Serimbura, Jardim Limoeiro, Jardim das Colinas, Residencial Sunset Park, Jardim Altos do Esplanada, Jardim Aquárius, Jardim Alvorada, Jardim das Indústrias e Jardim Pôr do Sol.

Centro
Chácara dos Eucaliptos, Jardim do Golfe, Residencial Esplanada do Sol, Vale dos Pinheiros, Jardim Esplanada, Jardim Apolo, Vila Ema, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Maringá, Vila Igualdade, Jardim São Dimas e Vila Sanches.