Roda de conversa aborda o problema da violação de direitos
28/06/2017
Encontro com grupo de mulheres atendidas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Eugênio de Melo
Encontro com grupo de mulheres atendidas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Eugênio de Melo Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, promoveu na tarde desta quarta-feira (28) uma roda de conversa com um grupo de mulheres atendidas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Eugênio de Melo (região leste) sobre o tema Violação de Direitos, como violências física, psicológica, sexual. 

A iniciativa contou com a participação do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Leste e de mulheres atendidas na região de Eugênio de Melo. A proposta teve como objetivo o fortalecer as pessoas por meio de conhecimento e reconhecimento da violação de direitos. De acordo com a assistente social Mara Souza, “o intuito é levar uma maior conscientização sobre as formas de violência doméstica e como agir nessas situações”.

Outros encontros já aconteceram nas unidades do Cras Vista Verde e da Vila Industrial. Dentro da programação, está previsto um novo encontro no Cras Novo Horizonte, em data a ser definida.

São José dos Campos possui 11 unidades do Cras distribuídas por região, responsável pelo desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), que visa consolidar os vínculos familiares com o acompanhamento sociofamiliar, oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede socioassistencial. E 5 unidades do Creas, também distribuídas por região, que oferece serviços especializados e continuados, direcionados aos indivíduos e às famílias com seus direitos violados.