Estudantes participam da soltura de 6 mil peixes no Vidoca na 6ª
29/06/2017
Córrego Vidoca
O Córrego Vidoca vai receber diversas espécies nativas para a melhoria da qualidade da água no afluente do Rio Paraíba Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

Um total de 35 alunos da Emef Martha Abib Castanho, do Jardim Satélite (zona sul), participarão da soltura dos peixes no córrego do Vidoca, em São José dos Campos, nesta sexta-feira (30). O  objetivo  é estimular nos estudantes a conscientização a respeito dos cuidados com o  meio ambiente e a valorização do rio Paraíba,  que abastece as 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O evento integra as comemorações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura, da melhoria da qualidade da água no rio Paraíba do Sul e seus afluentes.

Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas. Caso seja necessário, serão realizadas intervenções pontuais no tráfego da avenida Doutor Eduardo Cury para facilitar o acesso ao evento e garantir a segurança de todos.

Investimentos

As obras e investimentos da Sabesp nos últimos anos têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na cidade. Em outubro do ano passado, o governador Geraldo Alckmin inaugurou, em São José, a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) Pararangaba, universalizando o saneamento básico na cidade. O sistema elevou os índices para  97% de coleta e 99% de tratamento de esgoto.

Com isto, a maior cidade do Vale passou a ser considerada a melhor saneada entre os municípios com mais de 600 mil habitantes do país. De acordo com o Ranking do Saneamento 2017, do Instituto Trata Brasil, São José aparece em 3º lugar entre as 100 maiores cidades do país.

Desde  2011,  a  Sabesp  investiu  quase  R$  280  milhões  em coleta e  tratamento  de  esgoto  na RMVale (Região Metropolitana do  Vale  do  Paraíba).  As  obras realizadas em 10  municípios permitem que diariamente quase 182 milhões de litros de efluentes retornem tratados ao rio Paraíba do Sul e seus afluentes.

Participações

O evento desta sexta-feira terá o apoio da Prefeitura por meio das secretarias de Educação e Cidadania, Urbanismo e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade. A solenidade será às 10h na avenida Doutor Eduardo Cury, no bairro Urbanova (zona oeste), e contará com a presença do presidente da Sabesp, Jerson Kelman. São aguardados também o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga.

Um total de 35 alunos da Emef Martha Abib Castanho, do Jardim Satélite (zona sul), participarão da soltura dos peixes no córrego do Vidoca. O  objetivo  é estimular nos estudantes a conscientização a respeito dos cuidados com o  meio ambiente e a valorização do rio Paraíba,  que abastece as 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Comemoração

Os avanços da coleta e tratamento de esgoto nos municípios operados pela Sabesp na RMVale garantiram a melhoria na qualidade da água e a volta dos peixes ao rio Paraíba do Sul. Moradores de São José que têm a pescaria como hobby comemoram a nova realidade e a soltura dos 6.000 peixes no córrego do Vidoca nesta sexta-feira.

“O Paraíba tinha muito peixe, mas a situação se complicou ao longo dos anos. Com as obras da Sabesp e a melhoria da qualidade da água do rio, os peixes estão voltando. Fico feliz também em saber que serão soltos peixes no Vidoca nesta semana. São boas notícias para todos que, assim como eu, gostam de pescar”, disse o vigilante Carlos Alberto Rosa Chagas, 51 anos, que mora na Vila Industrial, na zona leste.

“Com a melhoria da qualidade da água do Paraíba, não estamos tendo muitas mortes de peixes. E o que é melhor, temos agora condições propícias para que eles se reproduzam. O Paraíba está voltando a ser atrativo para os pescadores”, afirmou o comerciante Cláudio dos Santos, 50 anos, que reside no bairro Vista Verde, também na zona leste.

Mais melhorias

A Prefeitura de São José programou para o início de julho o serviço de recuperação da cabeceira da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte. O trabalho, que será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, deverá durar 40 dias. Além de ajudar na chegada e saída da ETE, as melhorias na ponte vão beneficiar cerca de cem pessoas que vivem na região, em quatro comunidades ribeirinhas.