Cai em 34% o número de homicídios na cidade nos cinco primeiros meses
28/06/2017
De janeiro a maio deste ano, a cidade teve 23 casos de homicídios contra 35 registrados no mesmo período em 2016
De janeiro a maio deste ano, a cidade teve 23 casos de homicídios contra 35 registrados no mesmo período em 2016 Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

São José dos Campos registrou queda de 34% no número de homicídios nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De janeiro a maio deste ano, a cidade teve 23 casos de homicídios contra 35 registrados no mesmo período em 2016.

Esse resultado reflete a união de esforços entre os órgãos de segurança pública do município – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal. No início do ano, a Prefeitura lançou o programa “São José Unida, Segurança e Inteligência”, que tem como objetivo justamente contribuir para a união de forças de segurança do município, com a coordenação da iniciativa sob responsabilidade da Secretaria de Proteção ao Cidadão.

Os crimes de roubos também tiveram queda de 14,07% neste ano no município. Foram 1.411 registros de janeiro a maio em toda a cidade, incluindo os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. No mesmo período do ano anterior, o município tinha registrado 1.642.

Roubos de veículos também diminuíram, segundo a SSP. De janeiro a maio, São José teve 312 carros roubados – queda de 8,50% na comparação com os cinco primeiros meses do ano anterior, quando o município teve 341 registros.

Já latrocínio (roubo seguido de morte), foram registrados dois casos neste ano, o mesmo número de 2016 no período.

A comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Eliane Nikoluk, disse que a redução da criminalidade é fruto do trabalho de persistência e consistência da Polícia Militar em parceria com outras polícias e o próprio poder público municipal.

“É um trabalho de teimosia, do dia a dia na rua, posicionando policiais nos locais com maiores índices de delitos, com foco na inteligência, mobilidade e informação. O fortalecimento do policiamento comunitário, com a Vizinhança Solidária e as operações em conjunto, também contribuem para esses resultados positivos”, disse.

Segundo ela, a estratégia operacional adotada para integrar as forças de segurança por meio de reuniões, ações e integração de recursos foi um passo importante para o município, o que inclui investimentos na expansão de câmeras, mais fiscalização de todos os tipos, desde perturbação de sossego e ações contra fluxos até áreas públicas mais iluminadas e bem cuidadas, atendidas pelo programa Minha Praça de Volta, e reuniões realizadas para o São José Unida.

“A GCM, por exemplo, é uma grande parceira. A gente tem atuado de forma sinérgica, bastante integrada. É um trabalho de colaboração. Quanto mais trabalharmos em rede, melhores serão os resultados para a comunidade. É essa integração sinérgica de trabalhar em conjunto, de envolver a comunidade e as forças de segurança que devemos manter”, disse.

Para a delegada da Polícia Civil, Ana Paula Medeiros Monteiro de Barros, “o resultado positivo na queda dos índices de criminalidade é reflexo da união de forças de segurança pública e do trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil, que atualmente conta com o sistema de monitoramento das câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) instalado na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), bem como em razão de atuações de campo, que são desenvolvidas a partir do mapeamento de locais de maior incidência criminal e tem o objetivo de intensificar o combate ao tráfico de drogas e o esclarecimento de homicídios”.

Tipos de crime

2016

2017

Índice de queda

Homicídio

35

23

34%

Roubos

1.642

1.411

14%

Roubos de veículos

341

312

8,5%

Latrocínio

2

2

*