Alunos de medicina são envolvidos na prevenção de acidentes
28/06/2017
A reunião com estudantes de medicina, médicos, bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais ocorreu no Hospital Municipal Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos reuniu estudantes do primeiro curso de medicina da cidade, médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais no Hospital Municipal nesta quarta-feira (28).

O objetivo do encontro foi apresentar o Projeto Party São José dos Campos, que atua na prevenção do trauma, provocado por acidente de trânsito e relacionado, principalmente, ao consumo de álcool e escolhas irresponsáveis na juventude, e sensibilizar a todos sobre a prevenção dos acidentes entre os jovens.

Em 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos. O projeto tem como público-alvo estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes farão visitas a área de atendimento do Hospital Municipal e  UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Em seguida, eles serão levados ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro para conhecer de perto o processo de recuperação de uma vítima de trânsito.

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). Em São José dos Campos, o Party está sob a coordenação do Hospital Municipal com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde e Apoio Social ao Cidadão.

Com a instalação da faculdade de Medicina na cidade espera-se, no futuro, também integrar os universitários às atividades do projeto.