Jovens participam da aula inaugural do Primeira Chance
29/06/2017
Jovens participam da aula inaugural do Projeto Primeira Chance
O objetivo do Projeto Primeira Chance é preparar jovens de 18 a 25 anos, residentes em São José, para a busca do primeiro emprego Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Expectativa de qualificação e ajuda para conseguir o primeiro emprego ou constituir uma empresa. Foi com esse objetivo que 50 jovens participaram, na manhã desta quinta-feira (29), da aula inaugural do Projeto Primeira Chance, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa Qualifica São José.

A aula aconteceu no auditório do Centro da Juventude e o grupo de selecionados recebeu, além da apresentação do curso, uma palestra interativa com o publicitário Mário Celso, da BZ Marketing.

O Projeto Primeira Chance está sob a coordenação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. O objetivo é preparar jovens de 18 a 25 anos, residentes em São José, para a busca do primeiro emprego.

O curso será ministrado em cinco módulos por meio de parcerias com as instituições: BZ Marketing, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o empresário Pedro Gustavo Marques.

Gleice Ariene de Castro Silva, 19 anos, foi uma das 350 pessoas inscritas que conseguiu uma vaga para participar do curso. Ela afirmou gostar muito de matemática, mas também está em busca de uma profissão que consiga ajudar ao próximo e ter uma boa carreira. “Espero que o curso ajude a crescer em relação à jornada de emprego, para que eu possa conseguir uma boa vaga”, afirmou.

Outro participante, Bruno Vinícius Santos Silva, 19 anos, disse que sempre acessa o portal da Prefeitura para procurar cursos que sejam pertinentes para a carreira que deseja seguir. Segundo ele, dessa vez a inscrição no Projeto Primeira Chance foi para agregar conhecimentos para o mercado, ajudando na carreira profissional. Além disso, Bruno também foi selecionado para outro curso promovido pelo Qualifica São José: edição de vídeo, oferecido por meio do programa Pronatec.

A busca de uma oportunidade de trabalho foi o que fez Thiago Augusto Rocha da Silva, 23 anos, se inscrever. Para ele, o objetivo principal é “aprender para depois colocar em prática e crescer”, contou o jovem que quer seguir carreira na área de gastronomia.

Nívea Batista, 18 anos, ficou sabendo do curso pelas redes sociais da Prefeitura. Ela conta que está no início da vida profissional e, por isso, o objetivo em participar é ter orientações para fazer a montagem do currículo.

Mulher Empreendedora

Prosseguem abertas até a próxima segunda-feira (3), as inscrições para o curso de Liderança Empreendedora Feminina. Composto por três módulos, o programa tem como objetivo potencializar pontos fortes e desenvolver a liderança. Serão disponibilizadas 24 vagas e a duração do curso é de três dias.
Também serão abordados temas como o equilíbrio de vida para reduzir o nível de estresse, autoconhecimento e criação de networking (relacionamento interpessoal). As aulas terão início no dia 11 de julho.

Inscrições

As inscrições para ambos os cursos e outros que sejam promovidos pelo Programa Qualifica São José, devem ser feitas pelo site www.sjc.sp.gov.br/qualifica.