Prefeitura contrata mais 100 agentes para educação infantil
29/06/2017
Os novos funcionários irão atender as demandas das escolas de educação infantil e da nova creche do Alto da Ponte Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos está contratando mais cem agentes educadores para trabalharem nas escolas da rede municipal a partir de julho. Esses profissionais foram aprovados no concurso público realizado em 2015. Com isso, já somam 165 novos agentes educadores, além de 1.035 estagiários em pedagogia e 1.451 professores (entre eventuais e por tempo determinado) contratados para este ano letivo.

Os novos funcionários irão atender as demandas das escolas de educação infantil e da nova da creche do Alto da Ponte, na região norte de São José dos Campos, que vai começar a funcionar a partir de 7 de agosto com 800 crianças na faixa etária de 0 e 3 anos.

O agente educador é responsável por apoiar o professor em sala de aula, realizando atividades lúdicas e auxiliando na higiene e alimentação dos alunos. Com o trabalho desses profissionais, a assistência à criança e ao professor são reforçados dentro do ambiente escolar, garantindo o desenvolvimento das crianças com mais segurança e conforto a todos.

Aos 27 anos e formado em pedagogia, Wander Bessa é um dos profissionais que vai aproveitar a oportunidade para iniciar a trajetória da sua carreira. “Desde que me formei já tive vários contatos com o ambiente educacional, mas essa oportunidade foi muito esperada por mim e agora quero começar uma caminhada rumo à minha realização profissional”, destacou.

Josiane Aparecida Santos, 38 anos, optou por trabalhar em um Instituto Materno Infantil, na região leste. “Gosto muito do contato com crianças em idade de creche. Participar das primeiras conquistas do aluno e de seu desenvolvimento desde pequeno deve ser muito recompensador”, disse a candidata, que pretende se formar em pedagogia.

A partir de agora, os selecionados realizarão exames médicos e irão cumprir com a entrega dos documentos para a admissão. Em seguida, participarão de um treinamento sobre o trabalho do agente educador e poderão dar início às atividades em sala de aula.

A atual Administração vem reforçando várias equipes da Prefeitura além da área de Educação. Desde o início deste ano, foram contratados 33 médicos, 8 analistas de Saúde (sendo 4 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogos, 1 nutricionista e 1 terapeuta), 4 analistas de Gestão (sendo 3 administradores de empresas e 1 economista) e 6 assistentes de Gestão (nível médio).

Novas contratações

A Prefeitura de São José está chamando 31 novos profissionais, que já prestaram concursos anteriores, para diversos setores.

Para a Secretaria de Saúde, estão sendo convocados 4 psicólogos, 2 terapeutas ocupacionais, 2 enfermeiros, 1 técnico em enfermagem, 1 enfermeiro do trabalho, 1 farmacêutico, 1 patologista clínico e 1 técnico em saúde bucal.

Para a Secretaria de Gestão Habitacional e Obras serão contratados 1 engenheiro agrimensor, 3 engenheiros civis e 1 engenheiro eletricista.

Além desses, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida terá mais 1 educador físico; a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, mais 2 engenheiro civil; a Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, receberá 1 técnico em elétrica, 1 técnico em segurança do trabalho e 1 profissional em tecnologia da informação. Outros 7 assistentes em gestão municipal também deverão ser recebidos pela Secretaria de Educação e Cidadania.