Hospital Municipal promove mutirão de cirurgias ortopédicas
30/06/2017
Hospital Municipal: administrado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a SPDM Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal, administrado pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), fará um mutirão de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, nos próximos quatro sábados do mês de julho.

Ao todo, estão previstas 16 cirurgias, sendo 4 por dia, e as primeiras acontecem já neste sábado (1º). Serão dois sábados destinados às cirurgias de joelho (ligamentos), no total 8 de joelhos, e dois sábados para próteses de quadril, no total de 8 próteses.

O objetivo é aliviar a demanda reprimida de cirurgias eletivas de ortopedia, sobretudo atendendo os casos mais antigos e com maior grau de necessidade e complexidade. Neste mês de junho, já foram realizadas 32 cirurgias ortopédicas eletivas de alta complexidade.

A ortopedia como um todo realiza em torno de 190 cirurgias ao mês, incluindo os casos de urgência, ocasionados, sobretudo, por traumas (acidentes em geral).

O Hospital Municipal realizou até maio 1.556 cirurgias eletivas, de várias especialidades, e 1.745 cirurgias de urgência, totalizando 3.301 procedimentos.