Mutirão de cirurgias de catarata começa nesta terça-feira
03/07/2017

Secretaria de Saúde

A partir desta terça-feira (4), o Hospital Próvisão, conforme pactuado com a Prefeitura de São José dos Campos, começa um mutirão com uma série de agendas para cirurgias de catarata. No total já estão programadas 490 cirurgias. Segundo o hospital, a ação irá reduzir a demanda reprimida acumulada em 2016.

O hospital fará o contato com os pacientes que já têm diagnóstico e aguardam nesta fila. Para os casos novos, os pacientes serão encaminhados pela rede de atenção básica do município com agenda previamente estabelecida.

A fila de pacientes à espera de cirurgia de catarata na rede pública de saúde de São José dos Campos soma aproximadamente 1.400 pacientes. A Secretaria de Saúde reduzirá em 1/3 essa fila somente no mês de julho com iniciativa acordada com Próvisão.

Segundo o médico Pablo Bosco, diretor técnico do Próvisão, é importante reduzir essa demanda, uma vez que a catarata é uma doença ocular que atinge cerca de 45 milhões de pessoas no mundo, sendo responsável por 48% dos casos de perda de visão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Considerada também a principal causa de cegueira reversível, ela acomete pessoas de todas as idades, principalmente acima dos 50 anos (catarata senil). O único tratamento efetivo é a cirurgia de catarata, chamada de facectomia, com implante de lente intra ocular (LIO)”, explicou.

A expectativa do hospital é que dentro de quatro meses a demanda esteja normalizada, já que outras agendas estão programadas conforme necessidades apontadas pela Secretaria de Saúde, como cirurgias, exames e procedimentos oftalmológicos.