Xadrez e vôlei de areia masculino conquistam título e ginástica surpreende
01/07/2017
Equipes de xadrez no pódio
Os meninos do xadrez joseense (ao centro) venceram os representantes de Serramar e são campeões dos Jogos da Juventude Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O sétimo e penúltimo dia de competições dos Jogos Abertos da Juventude de Presidente Prudente (SP) começou dourado para São José dos Campos.
 
Na manhã deste sábado (1), equipes de xadrez e vôlei de areia, ambas masculinas, se sagraram campeãs. 
 
Nos tabuleiros, os meninos precisavam de uma vitória por 3 a 1 contra Serramar e foram certeiros. Triunfo pelo placar necessário e objetivo principal atingido. Já as meninas, que tiveram o elenco renovado para 2017, os Joguinhos se encerraram com uma derrota apertada por dois e meio a um e meio contra Birigui, um dos melhores times do campeonato.
 
“Estava esperando pódio no masculino, não o ouro, mas a meta era pódio, porque já fazemos um trabalho com eles há pelo menos cinco anos. Já as meninas, dos quatro tabuleiros, três são do primeiro ano. Não era meta nem se classificar para a fase final. Então achei que fomos muito bem no feminino e o ouro veio para coroar o trabalho”, analisou Gabriel Carvalho, técnico dos elencos masculino e feminino.
 
O treinador também ministras aulas gratuitas para adultos todos os sábados, a partir das 10h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América,zona sul), e gerencia as atividades e estudos dos mais jovens. As orientações são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de São José dos Campos e para participar basta comparecer ao local e conversar com o professor.
 
Redenção na areia

O Balneário da Amizade foi palco para a dupla joseense formada por Jean Reis do Paraizo e Luan Machado brilhar nas semis e na final dos Jogos da Juventude.
 
O primeiro duelo foi contra São José do Rio Preto e, assim como em todo o torneio, Jean e Luan não deram sopa pro azar e resolveram logo o confronto: 2 sets a 0 (18/10 e 18/14).
 
Na decisão, a dupla encarou os rivais de Campinas, favoritos ao título ao lado dos joseenses. Os adversários, aliás, foram os únicos em todo o torneio a levar a partida com os campeões para o tie break ‘na marra’.
 
O primeiro set foi para a conta de Campinas: 9/18. No segundo, a dupla de São José acordou e colocou o duelo em pé de igualdade, fechando o período em 18/16. Chegando ao tie break, Jean e Luan foram inflamados pelo técnico Anderson Marquini e cometeram poucos erros, o que resultou o placar de 15/8 e o caneco de campeão dos Joguinhos.
 
Surpresa boa

A grande surpresa deste sábado ficou por conta da equipe de ginástica artística, composta por atletas de 11 a 13 anos, todos disputando pela primeira vez os Jogos Abertos da Juventude.
 
No masculino, a dupla Davi e Daniel disputou as provas de solo e salto e conseguiu um oitavo e um nono lugar, respectivamente.
 
Pelas mulheres, o quarteto formado por Nara, Bianca, Maria Vitória e Helena superou as expectativas e conseguiu o quarto lugar na classificação geral dos Jogos da Juventude. Contribuiu para o resultado por equipes a medalha de ouro conquistada por Maria Vitória na trave, o que a garantiu o título de terceira melhor ginasta de toda a competição.