Meninas da ginástica rítmica interagem com atleta da Seleção
01/07/2017
A ginasta Natália Gaudio comandou o workshop da modalidade, que teve também apresentação de alunas da modalidade
A ginasta Natália Gaudio comandou o workshop da modalidade, que teve também apresentação de alunas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Alunas dos núcleos de ginástica rítmica da Prefeitura e atletas das equipes de base e principal de São José dos Campos participaram de um clínica com a ginasta Natália Gaudio, da Seleção Brasileira. O encontro foi realizado na Casa do Jovem, em Santana (zona norte), com a presença dos pais na arquibancada, que foram prestigiar as meninas.

Natália, que defendeu o Brasil na Olimpíada do Rio (2016), conduziu um workshop sobre a modalidade. De forma lúdica, ela deu orientações e dicas, além de ministrar uma aula básica de aquecimento, alongamento e técnicas de manejo da fita, um dos aparelhos que compõem o repertório da apresentação durante as competições.

A atleta disse que ficou muito feliz em poder dividir a experiência dela com um grupo ginastas mirins tão entusiasmado como o de São José dos Campos, que chega a mais de 300 garotas nas escolinhas (Galo Branco, Novo Horizonte, Vila Letônia, Palmeiras de São José e Jardim das Indústrias), além das integrantes do programa Atleta Cidadão e do elenco principal. “Minha recompensa é ter vocês se inspirando em mim.”

Além de participar dos Jogos Olímpicos, Natália foi campeã pan-americana da modalidade no ano passado. Ela tem cinco títulos sul-americanos e também é pentacampeã brasileira. Atualmente está se preparando para o Mundial de Ginástica Rítmica, em Pesaro (Itália), de 30 de agosto a 3 de setembro.

Com 24 anos, Natália quer disputar a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Para isso, treina cinco horas por dia e até no fim de semana, se preciso. A ginasta destacou a importância da disciplina e os cuidados com saúde, alimentação e sono para atingir a melhor performance. “Com muita luta e muito trabalho, consegui chegar lá. Quando alcançamos os objetivos, vale a pena todo o sofrimento e a dor que sentimos.”