Comissão de Emprego apoia ações para capacitação profissional
04/07/2017
Estiveram presentes ao encontro representantes da Prefeitura, de sindicatos patronais e de trabalhadores e do Governo do Estado Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Um dos assuntos deliberados pela Comissão Municipal de Empregos de São José dos Campos, durante reunião nesta terça-feira, foi a participação efetiva no Observatório do Trabalho, Emprego e Formação Profissional, que será coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.

O Observatório será um centro de informações e ações para investigar, analisar, estudar e projetar cenários e tendências do mundo do trabalho, emprego e formação profissional.
Estiveram presentes ao encontro representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, de sindicatos patronais e de trabalhadores e da Secretaria de Relações do Trabalho, do Governo do Estado.

Técnicos da Prefeitura também expuseram aos participantes as ações que estão sendo realizadas para ofertar aos trabalhadores mais opções de cursos de capacitação, voltados para a realidade atual do mercado de trabalho.

Como exemplo, foi citado que no primeiro semestre do ano, a Prefeitura promoveu 40 cursos gratuitos com temas voltados para o empreendedorismo, gastronomia, indústria, comércio e serviços, que totalizaram 5.101 inscrições. Durante todo o ano passado, o total foi de cerca de 5 mil vagas oferecidas.

Durante a reunião foi apresentada proposta para que a Prefeitura invista em gratuitos para capacitação de operários da indústria têxtil, a qual engloba vários seguimentos na área, desde confecções de vestuário a uniformes na área de segurança.

Nas próximas reuniões, a Comissão vai deliberar sobre questões administrativas, como composição da diretoria e periodicidade de reuniões, além dos novos cursos de capacitação, em parceria com o Governo do Estado.