São José é selecionado para participar do Viva Inquérito 2017
04/07/2017
Veículo do Corpo de Bombeiros
O objetivo é analisar a tendência de violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas (interpessoais ou autoprovocadas) Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

São José dos Campos foi um dos municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Viva Inquérito 2017, que tem o objetivo de analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil dessas vítimas de violências (interpessoais ou autoprovocadas) e dos acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência selecionadas. 

A população da pesquisa é composta pelas vítimas de acidentes e violências que procuram atendimento em estabelecimentos habilitados em emergências por causas externas nos municípios e estabelecimentos selecionados, durante o mês de setembro de 2017. Em São José, ela irá ocorrer no Hospital Municipal, por ser a maior unidade de referência em trauma da região.

Participarão do Viva Inquérito deste ano 14 capitais e 27 municípios selecionados. O projeto foi realizado nos anos de 2006, 2007, 2009, 2011 e 2014. Inicialmente, era realizado anualmente e, a partir de 2007, passou a ser bianual. Atualmente, acontece a cada três anos. Em 2014, a pesquisa foi realizada em 24 capitais, no Distrito Federal e em 11 municípios selecionados, entre eles São José dos Campos.

O objetivo principal é caracterizar as vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência, em turnos sorteados, no período de 30 dias consecutivos. A Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, definiu a metodologia, realizou a capacitação, fará apoio técnico à realização da pesquisa e executará a análise e a divulgação dos dados. O Ministério disponibilizará um montante total de R$ 2,1 milhões para a pesquisa em todo o Brasil. 

Os atendimentos foram classificados em dois grupos: violências e acidentes. Violência foi definida como “o uso da força contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Acidente é classificado como “evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e emocionais, no âmbito doméstico ou social como trabalho, escola, esporte e lazer”.

O Viva Inquérito disponibiliza informações fundamentais para a implementação de políticas de enfrentamento das violências e acidentes e promoção da saúde e da paz.