Prefeitura e Senac oferecem novos cursos de qualificação
05/07/2017
Food truck
O curso gratuito de food truck é uma das oportunidades oferecidas aos interessados em aumentar o conhecimento profissional Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa Qualifica, abriu  inscrições para mais 32 cursos gratuitos de capacitação. Os cursos serão ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem). As inscrições já estão abertas e têm várias as datas de encerramento, conforme cada curso. Essas datas devem ser conferidas no site do Programa Qualifica (www.sjc.sp.gov.br/qualifica).

Os novos cursos serão realizados graças à parceria entre a Prefeitura e o Senac. A Prefeitura está investindo R$ 573.380,00 nos 32 cursos de capacitação. Os cursos serão realizados em duas etapas, sendo 16 para este segundo semestre e outros 16, no primeiro semestre de 2018.

Ao todo, serão oferecidas 675 vagas distribuídas em cursos de interesse do mercado de trabalho. A quantidade de aulas vai variar de acordo com cada curso.

Cursos

De acordo com o convênio, serão oferecidos os seguintes cursos: Auto CAD Avançado, Food Truck (comida de rua), Casamento – Planejamento e Celebração, Cuidando de Idosos, Espaços Confinados para Vigias e Trabalhadores Autorizados, Montagem de Mesas de Buffet e Coffee Break, Açougueiro, Rotinas de Administração e Planejamento da Produção, Conhecimento e Práticas de Auxiliar Administrativo, Noções Básicas Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Departamento Pessoal, Recepção e Atendimento, Vitrinista, Técnicas de Hortas, Jardinagem e Paisagismo, Depilação e Make Hair para Festas e Eventos.

O programa Qualifica São José chega ao final deste primeiro semestre totalizando 5.101 vagas oferecidas em 40 cursos gratuitos de capacitação profissional. No ano passado, foram oferecidas cerca de 5 mil vagas durante o ano inteiro. O Qualifica São José é um programa da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que tem por objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores aos cursos que possam agregar valor aos seus currículos e torná-los mais competitivos na disputa por um novo emprego.

Inscrições

Somente a inscrição não garante a matrícula no curso pretendido, pois são utilizados critérios socioeconômicos para escolha e não ordem de inscrição. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site da Prefeitura, na página do Programa Qualifica: www.sjc.sp.gov.br/qualifica.