Prefeitura inicia recuperação da ponte da Vila César
05/07/2017
Serviço na cabeceira da ponte
A primeira etapa do serviço consiste na limpeza do local e preparação do solo para que as máquinas realizem o trabalho nas cabeceiras Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a recuperação das cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Como é um trabalho complexo, a previsão é de que seja concluído em até cinco meses. O investimento é de cerca de R$ 60 mil.

Uma equipe de seis pessoas está executando a melhoria que, além de facilitar a chegada e saída de caminhões da ETE Lavapés e garantir maior segurança aos motoristas, vai beneficiar cerca de 100 pessoas de comunidades ribeirinhas do local.

A ponte e a estrada de terra também são utilizadas por vans escolares e por moradores da zona norte para caminhadas.
Esta primeira etapa do serviço consiste na limpeza do local e preparação do solo para que as máquinas possam executar a recuperação das cabeceiras da ponte, que enfrentava risco de desabamento devido à erosão causada por chuvas, ação do tempo, fluxo contínuo de veículos pesados e falta de conservação.

A ponte foi construída no final da década de 60 pelos então proprietários da Tecelagem Parahyba. Será a primeira vez que haverá manutenção.

Gabiões

Para a recuperação, Será utilizado um sistema de contenção de encostas feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas, construídos manualmente.

No total, serão implantados 200 metros cúbicos de gabiões embaixo da ponte e nas laterais para reforço da estrutura, formando uma espécie de parede de proteção. Na última etapa do serviço, as laterais serão aterradas.

Comemoração

O cabeleireiro Eliel Santos, 39 anos, e a professora Maria Silvinha Santos Costa, 55 anos, que moram na Vila Cristina, na zona norte, e fazem caminhadas diárias no local, elogiaram a iniciativa da Prefeitura de reforçar a estrutura da ponte. “É muito importante este trabalho da Prefeitura, já que a ponte está com sua estrutura comprometida, correndo o risco de desabar”, afirmou Santos.

“É uma obra fundamental, já que aqui temos a Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp e sempre passam caminhões pesados pela ponte. Vai garantir maior segurança para os motoristas e pedestres”, disse Maria Silvina.

O aposentado Nilton José da Silva, que tem 66 anos e pesca todos os dias no local, também comemorou a recuperação da ponte. “A estrutura da ponte está muito ruim e está perigoso, já que aqui sempre passam caminhões e vans escolares. Parabéns à Prefeitura por ter decidido executar este serviço tão importante”, afirmou Silva, que reside no Jardim Telespark, na zona norte.

Parceria

A recuperação da ponte representa também mais uma parceria entre a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), facilitando o acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés.

Ampliada pela estatal em 2014, ela tem importância estratégica para São José. Junto com a ETE Pararangaba, instalada no ano passado, contribui para que São José tenha hoje índices de 97% de coleta e 99% de tratamento de esgoto.

Com isto, a maior cidade do Vale passou a ser considerada a melhor saneada entre os municípios com mais de 600 mil habitantes do país. De acordo com o Ranking do Saneamento 2017, do Instituto Trata Brasil, São José aparece em 3º lugar entre as 100 maiores cidades do país.

Na ETE Lavapés, que recebeu R$ 36,6 milhões em investimento do governo do Estado, são tratados por dia 100 milhões de litros de esgoto, beneficiando 462,4 mil pessoas. A estação contribui com a despoluição do córrego Cambuí, um dos afluentes do rio Paraíba do Sul.

Pontes

Desde março, a Prefeitura de São José dos Campos substituiu as três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte, além de recuperar a ponte de madeira do Jardim República, na região sul, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. Os serviços garantiram maior segurança a motoristas e pedestres.