Oficina utiliza temas do curta metragem Memórias do Putim
05/07/2017
Peça modelada em barro
Peça modelada em barro Foto: Paulo Amaral/FCCR

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre espaço na Casa de Cultura Lili Figureira para uma oficina de modelagem em barro (‘Memórias do Barro’), conduzida pela orientadora Angela Cristina Lemos (Tina Lemos). A atividade acontece nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho, às 9h e às 14h, sem necessidade de inscrição prévia. A oficina integra as comemorações dos 250 anos de São José dos Campos.

A oficina tem como tema os patrimônios históricos retratados no curta metragem ‘Memórias do Putim’, produzido pelo memorialista João Dimas dos Santos, que registra as transformações do bairro Putim, ao leste da cidade, em relação ao crescimento da população e da urbanização, visando preservar o patrimônio histórico material e imaterial da região.

Tradicional da região do Vale do Paraíba, a arte de moldar figuras de barro surgiu por volta do século XVII, representando inicialmente figuras do presépio que, na ocasião, serviam de substitutos para as peças ‘originais’. A Fundação Cultural trabalha para manter viva a prática e a história das (os) figureiras (os), como são conhecidas as pessoas que trabalham com esse tipo de modelagem.

Casa de Cultura Lili Figureira

Rua Roberto Cruz, 40 - Jd. Santo Onofre
3944-4120