Alunos da rede municipal voltam a ter Recuperação Intensiva
05/07/2017
Atribuição das salas de recuperação
A atribuição das salas de recuperação para atender alunos que apresentam defasagem na aprendizagem foi realizada no Cefe Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de São José dos Campos realizou a atribuição de 57 salas de Recuperação Intensiva para atender alunos de 3º, 5º, 7º e 9º anos que apresentam defasagem na aprendizagem de língua portuguesa e matemática.

Nas próximas semanas, os professores selecionados darão início à entrega de documentos e realização de exames médicos. Posteriormente farão um treinamento específico sobre os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula.

A primeira professora a selecionar sua sala na atribuição de hoje foi Silvana Santos Uchõas, especialista em alfabetização e letramento, que irá atuar com alunos dos anos iniciais. “Na recuperação intensiva é possível se dedicar com maior foco aos estudantes com dificuldade de aprendizagem do que no ensino regular e os resultados são sempre positivos. Estou muito feliz com a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento dessas crianças”, disse.

O projeto de Recuperação Intensiva da Secretaria de Educação e Cidadania foi interrompido em 2015 e está sendo retomado pela atual gestão. Seu objetivo é reforçar o ensino e incentivar o desenvolvimento dos alunos na escola para que eles possam acompanhar os demais estudantes de suas turmas.

Ao longo do primeiro semestre desse ano, cerca de 2.500 alunos foram identificados pelos professores e iniciarão os estudos de recuperação no dia 7 de agosto, com atividades no horário contrário das aulas regulares em turmas de até 12 participantes. As aulas de cada disciplina acontecerão duas vezes por semana, até o final do ano letivo.

O aluno que demonstrar que superou suas dificuldades de aprendizagem poderá ser dispensado do projeto, mediante avaliação do professor.

Das 48 escolas de ensino fundamental, 46 serão atendidas pelo projeto. As escolas Rosa Tomita e Pinheirinho dos Palmares já oferecem outras atividades de recuperação aos estudantes.