Lâmpadas queimadas diminuem e moradores têm mais segurança
06/07/2017
Prefeitura reduz lâmpadas queimadas e moradores ganham mais segurança
Neste semestre já foram trocadas por 13.584 lâmpadas - 18% do total da iluminação pública pela Secretaria Manutenção da Cidade Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de melhorar a segurança na cidade, a Prefeitura reforçou as equipes e intensificou os serviços de manutenção e reparos na iluminação pública. O resultado foi a redução de 63% no número de lâmpadas queimadas neste primeiro semestre.

Em janeiro, quando o atual governo assumiu a Administração Municipal, havia 2.673 lâmpadas queimadas. Nesta semana, há registros de um total de 988, o que representa 1,31% do total de 75 mil existentes em ruas, praças, parques, áreas verdes, vielas e viadutos de São José.

O percentual está bem abaixo do recomendado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) - órgão regulador, que considera aceitável até 5% e tem como ideal índice de 3% de lâmpadas queimadas.

Sob a coordenação da Secretaria de Manutenção da Cidade, neste semestre já foram trocadas por 13.584 lâmpadas - 18% do total da iluminação pública.

Reforço no serviço

O bom resultado no primeiro semestre e a queda na demanda se devem principalmente aos mutirões de reparos e ao reforço nas equipes. Desde maio, os serviços de manutenção da iluminação pública na região central e nos bairros da cidade foram intensificados com a disponibilização de mais duas equipes, uma diurna e uma noturna.

Com isso, os trabalhos passaram a ser realizados por seis equipes, que atuam todos os dias, inclusive aos finais de semana, em turnos de 24 horas.

As novas equipes já realizaram mutirões em algumas das principais vias de São José, como as avenidas Shishima Hifumi e Lineu de Moura, no Urbanova (zona oeste); estrada Glaudiston Pereira de Oliveira, no Putim (sudeste), e avenida Amin Simão, no Jardim da Granja (sudeste); avenidas Cassiano Ricardo, no Jardim Aquarius (oeste) e Tancredo Neves, no Novo Horizonte (leste); e avenidas Teotônio Vilela, Nélson D’Ávila e José Longo, na região central.

Somente em junho, foram trocadas 2.654 lâmpadas no centro e nos bairros. É o melhor resultado do ano --foram 1.074 em janeiro, 2.224 em fevereiro, 2.347 em março, 1.856 em abril e 1.611 em maio.

Desde 26 de junho último, está sendo realizada uma força-tarefa nos bairros da zona leste. O mutirão deve se estender até 15 de julho, quando as equipes se deslocarão para a zona sul. São as duas regiões mais populosas de São José e que apresentam atualmente a maior volume de lâmpadas queimadas ou defeituosas.

Solicitações

Os pedidos para consertos nas luminárias são realizados pela Central 156, que tem recebido em média 56 solicitações por dia. Até março, eram 100 por dia.

A demanda foi reduzida pela metade com os avanços no trabalho de manutenção e a maior velocidade para troca das lâmpadas. Ao se deslocarem para um bairro para atender solicitações dos munícipes, as equipes realizam uma força-tarefa, o que tem resultado na otimização do serviço com a substituição também de luminárias que não constam no pedido original.

Outro fator que contribuiu para o incremento na atuação dos funcionários da iluminação pública foi o fim das chuvas. Com o tempo mais seco, as equipes têm conseguido atender com mais rapidez a demanda de serviço, já que a necessidade de troca de lâmpadas tende a diminuir no período de estiagem. Atualmente, o tempo médio de espera entre a solicitação e o reparo é de uma semana, mas este prazo sobe para até 20 dias em períodos de chuva.

Comemoração

Moradores elogiaram o reforço no trabalho de troca de lâmpadas, destacando que a medida ajuda a diminuir a violência na cidade, garantindo mais segurança para a população.

“Manutenção na iluminação pública é um serviço essencial. Fico feliz de saber que a Prefeitura está intensificando este trabalho, que tem que ser constante para garantir maior segurança para a população”, disse o engenheiro Otávio Messias, 44 anos, que mora no Jardim Paulista, na região central.

“Acho muito importante este trabalho realizado pela Prefeitura. Quanto mais lâmpadas forem trocadas e mais iluminadas estiverem nossas ruas, mais segurança terá a  população e menor será a possibilidade de crimes e violência”, afirmou o operador de loja Hermínio Valdevino dos Santos, 39 anos, que reside no Parque Interlagos, na zona sul.