Delegação joseense terá mais de 600 pessoas em Caraguatatuba
06/07/2017
Ginástica rítmica
As equipes representativas da cidade conquistaram 13 troféus nos Jogos Abertos da Juventude, realizados em Presidente Prudente Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Após um grande resultado nos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente (SP) no final do junho, as equipes esportivas apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos se preparam para um novo desafio: a 61ª edição dos Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Com início na próxima terça-feira (11), a cidade-sede dos Jogos Regionais será Caraguatatuba, anfitriã pela 8ª vez em 13 anos (2004, 2005, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2016).

Cerca de 10 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e técnicos de 40 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo vão passar pelo Litoral Norte.

Atual pentacampeão geral, São José vai defender uma hegemonia que existe desde 1997. O município só perdeu o título em 2011, quando Pindamonhangaba levou o caneco por cidades.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a delegação joseense que irá ao litoral será de 635 pessoas, sendo 467 atletas de 47 equipes. O restante da equipe é composto por comissões técnicas, corpo médico, dirigentes e pessoal de apoio. Em 2016, a delegação que também foi para Caraguá contava com 550 membros. Na época, a equipe conquistou 32 títulos gerais.

Os alojamentos feminino e masculino já estão montados em duas escolas municipais: Emei Professora Antônia Ribeiro da Silva (mulheres) e Emef Professor Antônio de Freitas Avelar (masculino).

São José participará de todas as 26 modalidades: atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Os joseenses começam a embarcar na próxima terça (11), às 14h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), na região sul da cidade. A cerimônia de abertura será no dia 12 de julho, às 19h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.

Novidades

Os Jogos Regionais, organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, terão algumas mudanças em relação aos anos anteriores. A primeira delas é a inclusão de duas modalidades na competição: skate e badminton.

A segunda é a alteração no sistema de disputa e o fim da 1ª e 2ª divisões. Antes os municípios eram obrigados a medir forças unicamente contra os adversários que estavam em suas respectivas divisões. No lugar, foram criadas duas categorias por faixa etária: Sub-21 e Livre. São José dos Campos terá representação de oito equipes com atletas de 21 anos.

Por fim, os Regionais, que servem como classificatório para os Jogos Abertos do Interior devem credenciar apenas dois primeiros municípios (campeão e vice-campeão) para o maior evento do Estado. A ‘Olímpiada Caipira’ deve acontecer entre a última semana de outubro e a primeira de novembro.