Interesse por qualificação leva moradora a realizar sonho
06/07/2017
Simone Souza
Simone: “Ao longo da minha vida escrevi uns 300 poemas, sempre expressando que é na dificuldade que alcançamos nossos sonhos” Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A dona de casa Simone Souza, paulistana, 48 anos, sempre gostou de ler e escrever. Ainda criança, fazia questão de ler para os avós com quem morava. “Aos 8 anos, ganhei meu primeiro concurso de redação do Dia dos Pais, motivo de muito orgulho para meus avós que não sabiam ler e nem escrever”, contou.

Com o passar do tempo, Simone foi alimentando a ideia de escrever um livro, tamanha paixão era pela escrita. Já na fase adulta, a falta de emprego e a chegada dos filhos fizeram sua vida tomar outros rumos. Ainda assim, sempre encontrava uma forma de exprimir seus sentimentos nos pequenos versos que escrevia.

Em 2012, decidiu mudar-se para São José dos Campos em busca de novas oportunidades e, ao chegar na cidade, com seus seis filhos, deu logo um jeito de procurar por qualificação. Foi quando teve acesso ao PIC (Programa de Incentivo à Qualificação), oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos, uma forma de se qualificar e ao mesmo tempo tornar conhecidos os textos em forma de versos que escrevia.

Durante os três anos que trabalhou como auxiliar administrativa em uma escola, aproveitou para divulgar seus versos aos alunos e professores. Chegou a ser convidada a declamá-los nos eventos da escola. No entanto, declamar os versos não era suficiente para Simone, que tinha o sonho de um dia publicar um livro de poemas. “Ao longo da minha vida escrevi uns trezentos poemas, sempre expressando que é na dificuldade que alcançamos nossos sonhos. É isso que me fez acreditar que um dia publicaria meu livro de poemas”, ressaltou.

Na busca de uma melhor capacitação e aprimoramento que pudessem levar à concretização de seu sonho, Simone chegou até o programa Time do Emprego. “Fui convidada a participar e aceitei rapidamente, pois tinha a certeza que muito acrescentaria na minha vida”, disse.

Desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, o programa Time do Emprego tem como proposta capacitar as pessoas na elaboração de currículo, fazer o planejamento financeiro, despertar habilidades e competências individuais. Tudo isso por meio de filmes educativos, jogos, simulações de entrevistas e aulas expositivas.

“Os encontros despertaram ainda mais meu gosto por poemas, ressaltaram minhas habilidades para escrever e me expressar melhor. Hoje, ainda não consegui um emprego, mas saio daqui com um sonho realizado: meu livro publicado”, afirmou a moradora do Jardim Cruzeiro do Sul, na região sul da cidade

Os encontros do Time do Emprego são coordenados por profissionais da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e voltados aos participantes do Programa de Incentivo à Qualificação – PIQ, que já qualificou mais de 200 pessoas. Durante essa formação, alguns já saem empregados, pois começam a ter mais foco e interesse em buscar seus objetivos pessoal e profissional.

Uma nova turma deverá iniciar os próximos encontros a partir da próxima segunda-feira (10). Os encontros estão programados para acontecer no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica à praça Afonso Pena, 175, na região centro, das 8h às 12h. As 60 vagas já foram preenchidas.