Praças Dom Bosco e Cônego Lima vão ganhar figueiras nativas
06/07/2017

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (7), a partir das 9h30, o plantio da nova figueira na praça Dom Bosco, na região central. O serviço será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Na segunda-feira (10), será a vez de plantar a nova figueira na praça Cônego Lima, também na região central.

São duas figueira brancas nativas, cujas mudas têm 3 metros de altura. Elas substituirão as figueiras retiradas das praças nos dias 4 e 11 de junho.

Nos dois casos, havia necessidade de intervenção urgente devido ao risco iminente de queda de galhos pelo estado precário e de envelhecimento das árvores. As figueiras centenárias, que eram tombadas pelo patrimônio histórico e possuíam imunidade ao corte, foram suprimidas após rigorosos laudos técnicos da Prefeitura e do Instituto Florestal de São Paulo e concordância do Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e do Ministério Público.

Com o plantio das duas figueiras, a Prefeitura conclui o trabalho de compensação ambiental pela supressão das árvores centenárias suprimidas das duas praças.

Crescimento

As novas figueiras poderão chegar a 16 metros de altura com um metro de diâmetro do caule. De acordo com técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Prefeitura, no prazo máximo de 10 anos já deverão estar com 8 metros de altura.

Como determina a legislação, já serão plantadas com imunidade ao corte e automaticamente serão tombadas pelo patrimônio histórico, preservando as condições de segurança que tinham as árvores cortadas.

A Prefeitura colocará grades ao redor das duas figueiras como medida de proteção. Para agilizar o processo de crescimento, serão realizadas adubações constantes e podas periódicas dos galhos. Também estão programados trabalhos de jardinagem nas duas praças.

O monitoramento das novas figueiras será semelhante ao adotado em relação às 300 árvores centenárias e históricas do município, a exemplo do trabalho que tem sido executado com o jequitibá-rosa de Eugênio de Melo e que foi intensificado após o incêndio de 11 de abril último.

Compensação

Além de garantir a recomposição paisagística das praças com as duas novas figueiras, como compensação ambiental pelo corte das árvores centenárias a Prefeitura vai plantar um total de 160 árvores.

Destas, 40 foram plantadas em junho no Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova, na zona oeste. As outras 120 estão sendo instaladas em calçadas da região central, num raio de no máximo dois quilômetros das praças Dom Bosco e Cônego Lima. Já foram plantadas 104 e as outras 16 estarão nas calçadas até o próximo dia 12.