Praça Dom Bosco ganha figueira branca nativa
07/07/2017
O monitoramento das novas figueiras será semelhante ao adotado em relação às 300 árvores centenárias e históricas do município Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos plantou nesta sexta-feira (7) a nova figueira da praça Dom Bosco, na região central, encerrando o ciclo de compensações ambientais que começou no mês passado, quando foi retirada uma figueira centenária no mesmo local por questões de segurança. Já a nova figueira da praça Cônego Lima, o plantio está programado para a próxima terça-feira (11), a partir das 9h30.

São duas figueira brancas nativas, cujas mudas têm 3 metros de altura. Elas substituirão as figueiras retiradas das praças nos dias 4 e 11 de junho. Elas poderão chegar a 16 metros de altura com um metro de diâmetro do caule. De acordo com técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Prefeitura, no prazo máximo de 10 anos já deverão estar com 8 metros de altura.

O monitoramento das novas figueiras será semelhante ao adotado em relação às 300 árvores centenárias e históricas do município, a exemplo do trabalho que tem sido executado com o jequitibá-rosa do distrito de Eugênio de Melo (região leste) e que foi intensificado após o incêndio de 11 de abril último.

Este trabalho, que inclui adubações constantes e podas periódicas dos galhos, tem como objetivo propiciar crescimento rápido e com saúde para as árvores.

A Prefeitura colocará grades ao redor das duas figueiras como medida de proteção. Também estão programados trabalhos de jardinagem, o que já foi realizado na praça Dom Bosco.

Cidade florida

Munícipes que moram e trabalham no centro elogiaram o plantio rápido das novas figueiras e a preocupação da Prefeitura com a segurança da população ao retirar as árvores cujos galhos estavam caindo.

“Fico feliz de saber que a Prefeitura agiu com rapidez e apenas um mês depois já está plantando a nova figueira. Vamos ter por ela o mesmo carinho que tínhamos pela árvore que foi retirada, que era importante para a cidade mas representava risco grande de acidentes”, disse Matheus Vinícius dos Santos, 28 anos, que trabalha em um posto de gasolina em frente à praça Dom Bosco.

“Amo árvores e tenho muito orgulho de São José ser uma cidade florida. Desde criança convivia com a figueira aqui da praça Dom Bosco. Agora, a Prefeitura está plantando outra árvore e fico feliz de saber que também é uma figueira e que deverá ter um crescimento rápido”, afirmou o aposentado Luiz Miguez, 62 anos, que reside na Vila Ady Ana, na região central.

Com o plantio das duas figueiras, a Prefeitura conclui o trabalho de compensação ambiental pela supressão das árvores centenárias suprimidas das duas praças.

Além de garantir a recomposição paisagística das praças com as duas novas figueiras, a Prefeitura vai plantar um total de 160 árvores. Destas, 40 já foram plantadas em junho no Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova, na zona oeste. As outras 120 estão sendo plantadas em calçadas da região central, num raio de no máximo dois quilômetros das praças Dom Bosco e Cônego Lima.