São José zera demanda para exames de deficiência auditiva
07/07/2017
Fachada do hospital
O mutirão no Hospital Municipal realizou 180 exames de crianças e adultos que aguardavam há quase um ano pelo exame Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos conseguiu zerar a demanda reprimida de exames BERA (Pesquisa Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico) na rede pública de saúde do município. O mutirão, iniciado em abril no Hospital Municipal, realizou 180 exames de crianças e adultos que aguardavam há quase um ano pelo exame.

Agora, estão sendo atendidos os pacientes da demanda do próprio mês. São realizados, em média, de 6 a 7 exames no Hospital Municipal todos os meses. Atualmente, o HM realiza triagem auditiva em 97% dos bebês antes da alta hospitalar – os demais são agendados via ambulatorial.

Os exames deixaram de ser feitos no último trimestre do ano passado, gerando a demanda reprimida agora zerada. Após o mutirão, a Secretaria de Saúde, responsável pela regulação dos exames, garante que o volume de atendimento voltará ao normal, incluindo crianças e adultos.

O BERA é um importante exame no diagnóstico da deficiência auditiva, indicado para identificar possíveis anormalidades neurológicas. Para sua realização, o paciente precisar estar dormindo, por isso, pode haver a necessidade de sedação, sobretudo das crianças. Dos 180 exames realizados no mutirão, pelo menos em 1/3 deles o paciente precisou ser sedado.

Os Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral, ou simplesmente BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry), são registros da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. É considerado o método mais utilizado e indicado na prática clínica e têm se tornado cada vez mais parte integral da bateria de testes audiológicos.