Ponte na Estrada do Turvo será interditada para recuperação
10/07/2017

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai iniciar nesta terça-feira (11) os trabalhos de recuperação de ponte de madeira na Estrada Municipal do Turvo, na zona norte. Durante a execução do serviço, que deverá ser concluído até a próxima sexta-feira (14), a ponte ficará interditada para tráfego de veículos.

Ela tem importância estratégica para a zona norte, já que a Estrada Municipal do Turvo é corredor de ônibus e de vans escolares e é utilizada diariamente para escoamento de produtos rurais. Motoristas de carros de passeio, motociclistas e pedestres, principalmente das comunidades do Turvo e da Água Soca, também serão beneficiados com a melhoria.

Os usuários do transporte coletivo urbano deverão ficar atentos. Durante a interdição da ponte na região da Travessa Leôncio Moreno Sanches, a linha Costinha/Terminal Central não atenderá o ponto final na chegada ao bairro Turvo, retornando ao centro ao se aproximar da ponte em questão.

Na última sexta-feira (7), com o objetivo de informar a população sobre a alteração, começaram a ser afixados cartazes nos coletivos que fazem a linha Costinha/Terminal Central  e em quatro pontos de ônibus que deixarão de ser  atendidos durante a recuperação da ponte.

Parceria

A troca da madeira e o reforço da estrutura da ponte serão realizados em parceria com a Fibria, que cedeu as vigas de eucalipto, os forros e demais materiais para execução do serviço. A empresa, que tem sede em Jacareí,  é atualmente  a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo.

A Prefeitura pretende utilizar cada vez mais materiais reciclados e doados em outros serviços de manutenção, como na recuperação de estradas de terra e de ruas, dentro da política de compartilhamento de recursos. Este processo de colaboração viabilizou melhorias de vias dos bairros Chácaras Havaí (norte) e Santa Helena (leste) em maio.

Pontes

Desde março, a Prefeitura de São José dos Campos substituiu as três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte, além de recuperar a ponte de madeira do Jardim República, na região sul, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. Os serviços garantiram maior segurança a motoristas e pedestres.