Agentes e fiscais de trânsito participam de curso sobre tacógrafo
10/07/2017
Agentes e fiscais participam de curso sobre tacógrafo
O treinamento foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Continental Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, em parceria com a empresa Continental, o curso “Fiscalização de Tacógrafos” para agentes de trânsito e fiscais do transporte público da Secretaria de Mobilidade Urbana. 

Os tacógrafos são utilizados para registrar graficamente a velocidade de um veículo. O objetivo do curso foi instruir os participantes sobre o uso e análise dos dados dos tacógrafos, bem como a atualização sobre a legislação do uso do equipamento.

Foram abordados assuntos como legislação, modelos de equipamento, manuseio, interpretação dos registros, identificação de falhas, defeitos e violações, instalação do equipamento, selagem do Inmetro e resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Para a agente Juliana Gregório, fiscal de transportes públicos da Prefeitura há mais de 4 anos, o curso foi muito dinâmico e acrescentou, principalmente, no que se refere à interpretação de registros. “Nós já conhecíamos o equipamento, mas não tão profundamente. Conhecíamos a função de marcador de velocidade que já utilizamos para fiscalizar. Agora, aprendemos também a verificar a distância percorrida pelo veículo durante o dia, o que vai facilitar a fiscalização do cumprimento do percurso das linhas”, acrescentou. 

A qualificação não teve custos para a Prefeitura, tendo em vista que a empresa Continental, fabricante de tacógrafos, disponibiliza cursos por todo o país para qualificar profissionais sobre as funções, contribuindo para melhor utilização do equipamento.