Delegação de São José leva 48 atletas da base
10/07/2017
Equipe de ginástica artística feminina da delegação de São José dos Campos
Equipe de ginástica artística feminina da delegação de São José dos Campos Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A comitiva de São José dos Campos chega nesta terça-feira (11) em Caraguatatuba em busca do 20º título geral dos Jogos Regionais com um toque jovial. Entre os 467 atletas das 47 equipes que representarão a cidade, 48 fazem parte do programa Atleta Cidadão (que atende jovens de 7 a 17 anos), mantido pela Prefeitura.

O percentual de atletas corresponde a pouco mais de 10% dos competidores que vão defender o munícipio no Litoral Norte. O número é expressivo, considerando que os Regionais são destinados aos profissionais.

Nos Jogos Abertos da Juventude, disputados entre a última semana de junho e a primeira de julho em Presidente Prudente (SP), mais da metade da delegação era composta por membros do Atleta Cidadão.

A modalidade que mais terá pratas da casa é o atletismo, com 16 jovens, seguido pela natação, com oito. Futsal masculino (6), ginástica artística feminina (6), taekwondo (3), judô (3), natação PCD (2), vôlei de quadra masculino (2) e basquete feminino (1) e masculino (1) completam a lista.

No vôlei de quadra feminino, duas meninas da base foram emprestadas para o time de Jambeiro e disputarão a categoria Livre dos Jogos para ganharem rodagem e experiência. O elenco titular de São José entrará no torneio sub-21 da modalidade.

O supervisor do Atleta Cidadão, Fernando Basílio, explica que a promoção dos mais novos para as equipes acima foi uma solução para se adequar às novas regras de inscrição de atletas nos Regionais – que devem ter vínculo com a cidade desde março de 2017 – e para dar chances de amadurecimento desportivo aos atendidos pelo programa.

“Para nós isso é visto com muita satisfação, pois uma das propostas de mudanças e projeção futura é ter cada vez mais atletas joseenses incluídos nos Jogos que representam a nossa cidade”, avaliou Basílio.

A cerimônia de abertura da 61ª edição dos Jogos Regionais será na quarta-feira (12), às 19h, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.

Embarque da comitiva

Os joseenses começam a embarcar nesta terça (11), às 14h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), na região sul da cidade. A cerimônia de abertura será no dia 12 de julho, às 19h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.  
 
De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a delegação joseense que irá ao litoral será de 635 pessoas, sendo 467 atletas de 47 equipes. O restante da equipe é composto por comissões técnicas, corpo médico, dirigentes e pessoal de apoio. Em 2016, a delegação que também foi para Caraguá contava com 550 membros.

São José participará de todas as 26 modalidades: atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Histórico dos Regionais

Caraguatatuba será a cidade-sede dos Jogos Regionais pela 8ª vez em 13 anos (2004, 2005, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2016).

Cerca de 10 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e técnicos de 40 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo vão passar pelo Litoral Norte.

Atual pentacampeão geral, São José vai defender uma hegemonia que existe desde 1997. O município só perdeu o título em 2011, quando Pindamonhangaba levou o caneco por cidades.

Neste ano, os Regionais terão um leque de 26 modalidades para disputa, sendo duas incluídas oficialmente em 2017: skate e badminton. São José participará de todos os torneios individuais e coletivos.

Os Jogos Regionais, que servem como classificatório para os Jogos Abertos do Interior, devem credenciar apenas dois primeiros municípios (campeão e vice-campeão) para o maior evento do Estado. A ‘Olímpiada Caipira’ deve acontecer entre a última semana de outubro e a primeira de novembro.