Cônego Lima ganha figueira com monitoramento da Prefeitura
11/07/2017
Praça Cônego Lima ganha figueira branca com monitoramento da Prefeitura
A nova árvore poderá chegar a 16 metros de altura com um metro de diâmetro do caule, na Praça Cônego Lima, na região central Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o plantio da nova figueira da praça Cônego Lima, nesta terça-feira (11), a Prefeitura de São José dos Campos concluiu o ciclo de compensações ambientais que começou no mês passado, quando foram retiradas duas figueiras centenárias da região central da cidade.

A nova árvore poderá chegar a 16 metros de altura com um metro de diâmetro do caule. De acordo com técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Prefeitura, no prazo máximo de 10 anos já deverão estar com 8 metros de altura.

A Prefeitura colocará grades ao redor das duas figueiras como medida de proteção. Também estão programados trabalhos de jardinagem.

O monitoramento das novas figueiras (plantas nas praças Cônego Lima e Dom Bosco) será semelhante ao adotado em relação às 300 árvores centenárias e históricas do município, a exemplo do trabalho que tem sido executado com o jequitibá-rosa do distrito de Eugênio de Melo (região leste) e que foi intensificado após o incêndio de 11 de abril último.

Este trabalho, que inclui adubações constantes e podas periódicas dos galhos, tem como objetivo propiciar crescimento rápido e saudável das árvores.

Carinho

Munícipes que moram e trabalham no centro da cidade destacaram a importância do cuidado com as novas figueiras para que elas cresçam e vivam por muitos anos.

“É importante este trabalho da Prefeitura, de plantar uma nova árvore rapidamente e ter a preocupação de cuidar dela. Vamos ter o mesmo carinho que tínhamos com a outra figueira”, disse Patrícia Régis do Amaral Marcelino, 30 anos, dona de um comércio em frente à praça Cônego Lima.

“Fico feliz de saber que a Prefeitura tem este cuidado de plantar árvores em substituição às que são retiradas. Esta compensação ambiental é sempre importante. Quanto mais árvores nas ruas e praças, melhor para a nossa cidade”, afirmou o azulejista Edmundo Pereira da Silva, 68 anos, que mora no Parque Industrial, na zona sul.

Compensação ambiental

Além de garantir a recomposição paisagística das praças com as duas novas figueiras, a Prefeitura vai plantar um total de 160 árvores. Destas, 40 já foram plantadas em junho no Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova, na zona oeste. As outras 120 foram plantadas em calçadas da região central, num raio de no máximo dois quilômetros das praças Dom Bosco e Cônego Lima.