Banco do Povo retoma crédito para pequeno empreendedor
11/07/2017
Natali Marrochinho
“Se as vendas aumentarem, vou precisar contratar mais uma três pessoas pelo menos”, disse Natali Marrochinho Foto: Charles de Moura/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio de renovação de convênio com o Banco do Povo Paulista (BPP) do governo do Estado, está retomando o microcrédito para o pequeno empreendedor. Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 750 mil, visando apoiar o pequeno empreendedor.

Essa modalidade de empréstimo pelo Banco do Povo Paulista estava inoperante no município desde março de 2016.

Os empréstimos são para pessoas jurídicas e físicas e têm juros reduzidos com prazos de pagamento em até 24 vezes, dependendo da análise de crédito do interessado. Os recursos são do governo do Estado e gerenciados pelo BEJ (Banco do Empreendedor Joseense).

Segundo a gerência do BEJ, a previsão é que sejam firmados cerca de 250 contratos, para pessoas jurídicas e autônomos. Entre as pessoas que já constituem empresa, os empreendedores do setor de serviço são os que mais recorrem a esse crédito. Ou seja, pequenos empresários da área de informática, vestuário e alimentação. Para os autônomos, a maioria dos créditos são para artesãos, revendedores de cosméticos, semijóias e produtos de limpeza.

Um exemplo é Natali Marrochinho, que tem uma loja de calçados e se interessou pelo crédito do BBP por ter juros muito mais baixos de que o mercado, além de opção de parcelamento em até dois anos. “Vou adquirir uma máquina de sapatilhas e começar eu mesma a fabricar. Se as vendas aumentarem, vou precisar contratar mais uma três pessoas pelo menos”, disse confiante.

Ela afirmou ainda que foi muito bem atendida pelas técnicos do BEJ e da Sala do Empreendedor. “Antes só falavam mal da Prefeitura para se abrir uma empresa. Eu abri a minha praticamente no mesmo dia”, afirmou.

Cristina Alcalde já era cliente do BEJ e do BPP. Atraída pelo juro reduzido e o parcelamento, ela firmou agora o sexto contrato de empréstimo. Sua intenção é investir o crédito em matéria prima para oferecer preços mais competitivos para os clientes de sua empresa de produtos de limpeza.

Obtenção de crédito

O limite de pedido de empréstimo é de R$ 7.500 para pessoa jurídica e de R$ 3.000 para pessoa física. Atualmente, a taxa de juros é de 0,35%. O interessado não pode estar negativado e é necessária a apresentação de avalista. Só é concedido crédito para moradores de São José dos Campos e para finalidades comerciais.

Após a realização do cadastro é realizada também a visita técnica no estabelecimento do empreendedor, para então ser efetuado o crédito, que, em geral, demora cerca de uma semana.

Os interessados devem ser dirigir à sede do BEJ, que funciona junto à ACI (Associação Comercial e Industrial), à rua Francisco Paes, 56, região centro. Telefone 3923-4363.