Atletas joseenses buscam foco e relaxamento antes das disputas
11/07/2017
Equipes joseenses
Os primeiros integrantes das equipes de São José dos Campos estão prontos para as competições em Caraguatatuba Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Após viagem de duas horas pela Rodovia dos Tamoios (SP-99), a delegação de São José dos Campos desceu a Serra do Mar e chegou na tarde desta terça-feira (11) a Caraguatatuba para a disputa dos 61º Jogos Regionais. 

Entre as equipes que chegaram ao Litoral Norte está a de atletismo com mais de 40 integrantes, entre atletas e comissão técnica. Alguns já conhecem os Jogos e outros vivem a ansiedade da estreia num torneio que deve reunir cerca de 10 mil competidores. 

É o caso de Lucas Francisco de Moraes, 17 anos, que vai debutar nos Regionais. Neste ano, ele também participou pela primeira vez nos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente (SP) e espera chegar a versão maior da Olimpíada Caipira, nas provas de salto em altura e nos 110m com barreiras. 

"Estou esperando chegar mais tranquilo a prova, que é uma coisa que eu não tenho muito, tenho que relaxar mais. E procurar fazer os índices (para os Jogos Abertos do Interior). Sei que não dá para ganhar tudo, mas vou tentar", disse Lucas. 

E para saltar a 1,90m e passar com um tempo pelos 100m, o atleta buscará seguir à risca os conselhos recebidos pelos técnicos e companheiros. Nos Joguinhos, ele terminou na quinta posição geral. 

"Achei que dava para pegar medalha, acabei me empolgando, mas também não virou", contou. "Aqui tenho que entrar com mais paciência, não entrar muito empolgado, fazer como faço no treino e deixar fluir", completou Lucas Francisco. 

Por outro lado, os mais experientes sabem que a tensão antes das disputas é inevitável. Rhillamy França, também de 17 anos, é uma das competidoras que mais disputará provas – nove no total. Em sua segunda edição de Jogos Regionais, ela dá a dica para quem está começando. 

"Muita gente fica estressada, então eu falo 'relaxa, fica calmo e faça seu melhor'. Não é para pensar em resultado, é para fazer seu melhor, porque você já vai ficar feliz com isso", pontuou a atleta, que vai disputar o heptatlo, santo com vara e 100m com barreira. 

Para ela, que também esteve em Presidente Prudente, o amadurecimento e o foco "contam muito" para sair com um resultado satisfatório, que ela espera conquistar em Caraguatatuba. 

"Acho que tenho chance de ir para o pódio, estou esperando ir bem. Treinei bem e meu técnico também espera por isso", projetou Rhillamy.

Programação – 12 de julho

8h – Atletismo
8h – Taekwondo
9h – Futebol masculino sub-20 – São José dos Campos x Cajamar
14h – Vôlei feminino – São José dos Campos x São Sebastião
16h – Futsal masculino sub-21 – São José dos Campos x Pindamonhangaba
16h – Vôlei masculino sub-21 – São José dos Campos x Cruzeiro

61º Jogos Regionais – Caraguatatuba
  • 11 a 20 de julho
  • 40 cidades participantes
  • 26 modalidades
  • Delegação joseense – 467 atletas