Professores recebem treinamento para incentivar empreendedorismo
12/07/2017
Professores durante treinamento
Os professores do Laboratório Líder do Cedemp estão participando da capacitação para aplicar em sala de aula do ensino fundamental Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Professores do Laboratório Líder do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), da Prefeitura de São José dos Campos, estão participando de um treinamento sobre empreendedorismo para aplicar em sala de aula a partir de agosto. Os estudantes beneficiados serão os alunos do 9º ano das escolas de ensino fundamental.

O Laboratório Líder é uma novidade que a Prefeitura implantou no Cedemp e visa realizar atividades interativas educacionais que possibilitem o desenvolvimento pessoal do aluno, para que eles possam adquirir habilidades de comunicação e liderança.

O treinamento apresenta quatro novas atividades: Empresa de Participação, Dança dos Golfinhos, Jogo dos Cabides e Construção da Ponte, todos com o objetivo de incentivar a cooperação e o trabalho em grupo. Os jogos promovem discussões sobre a importância de ser um empreendedor nas diversas áreas da vida.

O projeto deverá colaborar com o desenvolvimento dos estudantes, que terão a aprendizagem facilitada por serem abordadas questões do cotidiano. O objetivo é trazer o empreendedorismo para as ações do dia a dia, incentivando o diálogo com os colegas, a união na busca pelos objetivos, a interpretação de textos e a competitividade sadia.

Empreendedorismo

Desde o início do ano letivo, os alunos do 9º ano do ensino fundamental realizam diversas atividades com foco no empreendedorismo, dentro da disciplina Enriquecimento Curricular.

No segundo semestre deste ano, as atividades empreendedoras também serão realizadas com alunos do 5º ano, por meio da oficina ‘Despertando Sonhos’.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, essa iniciativa irá despertar nos alunos, desde cedo, a importância do trabalho em equipe, do diálogo, de compartilhar ideias e da necessidade de organizar os planos para conquistar sonhos.