Defesa Civil vai treinar nova equipe de voluntários
12/07/2017
Reunião da Defesa Civil
Na última semana, a Defesa Civil realizou a primeira reunião para a formação de núcleos de proteção em bairros da zona leste Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos dará início à formação de um grupo de voluntários para auxiliar os agentes em situações de queimadas, enchentes ou calamidades. Moradores de diversos bairros são esperados para a reunião na noite da próxima quinta-feira (13), no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na zona leste.

O encontro está programado para começar às 18h30 e será aberto para a participação de toda a comunidade, que poderá se inscrever no local até o início da reunião.

Os voluntários pré-cadastrados participarão da palestra sobre a história e a importância do trabalho da Defesa Civil e os principais desafios no município. Também serão apresentados os diversos tipos de riscos e como é a atuação do grupo nos variados casos de atendimento à população.

O grupo de agentes, formado por servidores e voluntários, é treinado para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreira, desabamentos e incêndios, segundo os funcionários da Secretaria de Proteção ao Cidadão.

O voluntário é preparado para avaliar a situação local da emergência, como conduzir as primeiras medidas de segurança e atuar em grupo.

Após a palestra de apresentação, os funcionários da Defesa Civil entregam um termo de adesão para o interessado em se tornar integrante da turma de voluntários. No processo de treinamento é definida a função do interessado em fazer parte da equipe fixa.

Próximo passo

Um segundo encontro será marcado para dar sequência ao treinamento e desenvolvimento do voluntário. Essa fase da formação é ministrada em parceria com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

A Defesa Civil conta com voluntários treinados para auxiliar seus agentes em ocorrências de queimadas como também de enchentes e calamidades.

O Senac fica na rua Saigiro Nakamura, 400 - Vila Industrial. O interessado em integrar o grupo de voluntariado é só comparecer ao encontro ou entrar em contato pelo telefone (12) 3929-1012 ou e-mail defesacivil@sjc.sp.gov.br.