Cephas recebe 497 Jovens Aprendizes da Fundhas nesta segunda
14/07/2017
Fachada do Cephas, a escola de educação profissional mantida pela Fundhas
Fachada do Cephas, a escola de educação profissional mantida pela Fundhas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Fundhas

Nesta segunda-feira (17), 497 alunos do  Programa Jovem Aprendiz da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) passarão a ser atendidos no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) – a escola técnica da fundação.

Todos os alunos que fazem parte do Programa devem, de acordo com a Lei do Aprendiz (10.097/2000), cumprir além da atividade de aprendizado prática – que são desenvolvidas nas empresas parceiras, uma carga horária teórica que varia de 4 a 6 horas semanais, de acordo com o contrato.

Atualmente, a Fundhas conta com 43 empresas parceiras que oferecem oportunidade aos jovens aprendizes, como a experiência do primeiro emprego. Eles são registrados em carteira, com todos os direitos trabalhistas previstos em lei. O vínculo empregatício é com a Fundhas, que recebe das empresas o repasse dos custos com os adolescentes.

Na próxima semana, os alunos serão divididos em grupos e as aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira pelos professores do Cephas que já atuam nos cursos técnicos profissionalizantes.

Com a mudança, os aprendizes passarão a ser avaliados pelas competências, habilidades e atitudes que serão desenvolvidas durante o aprendizado. Serão utilizados indicadores para validar o aprendizado dessas competências exigidas nas aulas.

Outro benefício para o estudante é que se ele optar, no futuro, por fazer um curso técnico profissionalizante, toda a carga horária dessas aulas teóricas poderá ser utilizada para a eliminação de matérias em instituições de ensino que também utilizem o sistema de metodologia por competências.

Sobre o Cephas

Mantido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundhas, o Cephas é uma escola técnica profissionalizante que oferece cursos gratuitos à população.

Desde sua inauguração, em 2001, cerca de 7.600 alunos já se formaram em seus diversos cursos: administração, edificações, hospedagem, enfermagem, mecânica de manutenção de aeronaves, mecânica e química. Atualmente conta com 700 alunos matriculados nos cursos técnicos.